Exportação de carne de frango: primeiros números da SECEX/ME para setembro inviabilizam projeções

Publicado em 08/09/2021 07:57

Parece estar 100% correta a tese levantada pelo AviSite uma semana atrás (2 de setembro), quando se levantou a hipótese de – frente ao fraco resultado das exportações de carne de frango de agosto passado – terem ficado restos a serem contabilizados em setembro corrente.

Pois só isso explica o fato de, nos três primeiros dias úteis do corrente mês os embarques efetivados terem aumentado, pela média diária, 65,53% em relação ao mês anterior e 73,64% em relação a setembro de 2020, atingindo dessa forma o maior volume de todos os tempos – 26.419 toneladas/dia.

Não que esse seja um volume inatingível. Mas basta uma retrospectiva aos resultados dos últimos 12 meses (gráfico abaixo à esquerda) para constatar a ocorrência de alguma distorção nos dados atuais, mais de 60% superiores à média diária dos 12 meses transcorridos entre setembro de 2020 e agosto de 2021. Por sinal, um desempenho que não se coaduna com a queixa do setor de insuficiência de contêineres.

Mas não só isso. Porque – como aponta o gráfico abaixo à direita – o volume exportado nesses três dias (totalizando 79.518 toneladas de carne de frango in natura) não é muito diferente do que foi exportado na primeira semana de agosto passado, com cinco dias úteis (83.606 toneladas).

Por tudo isso, os valores ora divulgados impossibilitam projetar o que tende a ser atingido no mês, pois sugerem algo superior a 550 mil toneladas. E, até aqui, o setor jamais chegou sequer às 450 mil toneladas mensais do produto in natura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário