Desempenho do frango (vivo e abatido) na 23ª semana de 2021, segunda de junho
O desempenho do frango abatido na semana passada, 23ª de 2021, faz de junho corrente – pelo menos até aqui – o melhor mês da moderna história do setor. Inclusive em valores reais, pois, deflacionados os valores anteriores pelo IPCA do IBGE, a média atual supera até mesmo o recorde de cerca de R$3,00/kg (corrigidos agora para pouco mais de R$5,00/kg) mantido há quase 10 anos, desde novembro de 2011.
Em suma, o que parecia impossível aconteceu: superar o desempenho do “mês das Mães”, já considerado excepcional frente à conjuntura econômica.
O fato é que, ante uma valorização inferior a 2,5% entre o final de abril e o 10º dia de maio (pico de preços do mês passado), em junho, no mesmo espaço de tempo, a valorização obtida pelo frango abatido ultrapassou os 10%.
De toda forma e como já havia ocorrido em maio, as altas do mês podem ter chegado ao seu limite. Pois nos três últimos dias de negócios da semana passada (9 a 11), os preços registrados permaneceram em relativa estabilidade.
E como já havia ocorrido na semana anterior, novamente o frango vivo mostrou receptividade à valorização do abatido. Mas reagiu de forma bem mais modesta, porquanto sua valorização nos 10 primeiros dias do mês não chegou a 4%.
Como, amanhã, a primeira quinzena de junho chega ao fim, o mais previsível para a corrente semana é uma estabilidade de preços para um e outro produto. Porém, quem apresenta maior possibilidade de sustentação de preço é a ave viva, cuja oferta pelos produtores independentes permanece bem ajustada.
0 comentário
Altas tímidas para as cotações do frango nesta terça-feira (29)
Preços no mercado de suínos seguem em trajetória de alta nesta terça-feira (29)
Exportação de carne de frango avança nofaturamento no comparativo com outubro do ano passado, mas aumenta pouco em volume
Arrecadação com exportações de carne suína em 19 dias úteis já supera em 36,98% todo o faturamento de outubro/23
Conbrasfran 2024 sedia evento sobre assuntos jurídicos tributários em tempos de reforma tributária entre outros temas relevantes
Conbrasfran 2024 debate logística, suprimentos, safras em tempos de adversidades climáticas no RS e Brasil