Exportações mundiais de carne de frango de 2020 recuaram em relação ao ano anterior, aponta FAO
Nas contas da FAO, em 2020 o Brasil exportou 4,080 milhões de toneladas de carne de frango, volume que representou queda de 1,28% em relação a 2020 e fez a participação brasileira no mercado exportador global recuar de 29% para 28,7%, redução de 1,2%.
Mas o Brasil não esteve isolado nessa queda. Metade dos 10 principais exportadores mundiais registraram redução de volume. Ou seja: foi acompanhado pela União Europeia, Tailândia, China (que, por outro lado, aumentou suas importações) e Argentina.
Porém, excetuada a Rússia (que aumentou suas exportações de carne de frango em quase 40%), os demais países com expansão no volume exportado (EUA, Turquia, Ucrânia e Canadá) registraram aumentos apenas marginais.
E, neste caso, o aumento mais emblemático foi o registrado pelos EUA. Que – como destaca a própria FAO (gráfico abaixo) – somente conseguiu superar a fraca movimentação do ano pandêmico graças à demanda chinesa. Não fossem as importações da China, os EUA seriam o sexto país com queda nos embarques de carne de frango de 2020.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24