Oportunidade, inovação, lucro e muito sabor: a carne suína conquista a gastronomia brasileira, aponta ABCS
A proteína mais consumida no mundo está conquistando cada vez mais espaço na gastronomia nacional. Além da famosa feijoada, marca registrada brasileira, a carne suína vem sendo incorporada também em pratos contemporâneos através de preparos mais ousados. Por todo o país é possível encontrar restaurantes especializados em carne suína, com cardápios que vão desde porções pequenas, a um grande sortimento de hambúrgueres. Empreendimentos que apostam na carne suína como carro chefe tem se provado um excelente investimento. Em 2019, a franquia Porks presente em Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Piracicaba (SP) anunciou um faturamento de R$10 milhões de reais. No mesmo ano, somando ambos os ganhos, uma outra rede pertencente ao mesmo dono, conseguiu chegar a receita de quase R$60 milhões! O Mr. Hoppy atuante nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil conseguiu se destacar através de preços acessíveis com hambúrgueres à base de carne suína e lanches acompanhados de chopp que custavam apenas R$10 reais.
Este é um mercado que o empresário Marco Aurélio de Abreu pretende alcançar em Uberlândia (MG). O Bacon&Co será inaugurado na cidade ainda durante o mês de fevereiro e promete trabalhar com opções descontraídas, trazendo como estrela o corte mais famoso da pancetta suína: o bacon. Ele explica que escolheu este nicho buscando inovação. “Preferi trabalhar com a carne suína primeiro porque sou apaixonado pelo sabor da carne, que é saborosa, saudável e de qualidade. Depois pelo diferencial que ela apresenta. Aqui em Uberlândia ainda não temos restaurantes especializados em carne suína, e além disso a proteína apresenta uma margem maior de lucro para a empresa, pois tem um custo mais baixo. Esse fator é muito importante no cenário atual causado pela pandemia, que afetou muito os preços dos aluguéis comerciais e insumos.”
Como ação estratégica neste processo, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), a ABCS se reuniu com o empresário durante o mês de janeiro, com objetivo de contribuir com uma visão ampla da proteína e da cadeia, fornecendo insights de como comunicar sabor, saúde e todo o potencial da carne suína para a clientela de maneira impactante, com propriedade e eficiência. Marco Aurélio conclui dizendo que as expectativas estão altas, “queremos mostrar para a região o quanto a carne suína é saborosa e prática, incentivando o hábito de comer carne suína, para que os clientes possam reproduzir alguns dos nossos pratos até em casa.”
Este também é o caso do recém inaugurado, Bacon Brasa & Lenha, restaurante brasiliense especializado em carne defumada, tendo o bacon como estrela. Comandado pelo chef Bruno Barboza, que também é sócio do empreendimento, a proposta do espaço é combinar referências dos churrascos norte-americanos, com toques brasileiros e técnicas de cozinha francesas. Bruno conta que os pratos mais amados por ele e pela clientela são a costelinha com barbecue de tamarindo e o baozinho de pancetta grelhada. Além disso, o bacon artesanal é incorporado também nas sobremesas, como no caso da banana com bacon, chocolate e rúcula que pode causar estranheza a princípio, mas logo conquista paladares.
Segundo explica a Diretora de Marketing e Projetos, Lívia Machado, a carne suína reúne sabor, saúde, custo-benefício e praticidade. “Sem dúvidas os restaurantes do Brasil perceberam essa oportunidade, assim como diversos países europeus e também os Estados Unidos, que já trazem como benchmarking. Aqueles que têm investido nesse ramo conquistam a aceitação do público e o sucesso como resposta. Vivemos um momento de mudanças e descobertas por parte do consumidor, e ocupar essa lacuna é muito promissor. A ABCS realiza um grande trabalho de conexão com o consumidor nas mídias digitais, na produção de informações e isso tem feito a diferença. O portal Mais Carne Suína dispõe de receitas, informações e notícias que podem ser compartilhadas com esse objetivo. Além disso, pretendemos também ampliar as ações nesse sentido.”
Essa expansão gastronômica agrega valor à carne suína e leva uma nova experiência ao consumidor, assim como uma nova visão da proteína, apresentada como uma opção versátil, que pode ser simples ou sofisticada. Hoje a carne suína representa 40,1% do total de proteína animal consumido pela população mundial, segundo dados apresentados pela National Pork Board. No Brasil o consumo per capita gira em torno de 16 kg anuais, número que pode e deve ser expandido. Há 65 anos a ABCS atua diretamente no trabalho de promoção e incentivo ao consumo da carne suína, unida a todos os elos da cadeia produtiva, inserindo o alimento na cultura dos brasileiros. Por isso, se alia a todas as iniciativas que contribuem com essa missão. O suinocultor, Lucas Moreira Vasconcelos, que atua na área há 14 anos em Minas Gerais, é contribuinte do FNDS e acredita no potencial da gastronomia para o aumento de consumo da proteína no Brasil. “Para nós é um marco histórico, é resultado do trabalho de desmistificação que vem sendo realizado por nós, pelas Associações Estaduais e pela ABCS, mostrando ao cliente final que vai ao restaurante que a carne suína é a carne mais saudável e mais consumida do mundo.”
0 comentário

Preços se sustentam no mercado do frango nesta terça-feira (8)

Preços do suíno vivo sobem nas principais praças nesta terça-feira (8)

México registra primeira morte humana por gripe aviária H5N1

Exportações de ovos alcançam 3,7 mil toneladas em março

Conbrasul Ovos 2025 debate em Gramado, RS, perspectivas para economia, grãos e a indústria e produção de ovos

Frango: altas pontuais em meio a cotações estáveis nesta segunda-feira (7)