BRF-Rio Verde (GO) registra morte de funcionário por Covid-19; empresa retoma operações na sexta-feira (19)
A BRF confirmou o falecimento de um funcionário da unidade da companhia em Rio Verde, Goiás, ocorrido no último sábado (13), em decorrência da Covid-19. De acordo com informações da empresa, como o funcionário fazia parte do grupo de risco, ele já estava afastado das funções desde abril. A planta está com as atividades suspensas devido a contaminações por coronavírus entre funcionários, e deve voltar a operar nesta sexta-feira (19), de acordo com a Prefeitura de Rio Verde.
Conforme nota oficial do Município, foi feita a testagem RT-PCR em massa nos trabalhadores, com isolamento daqueles que foram diagnosticados com a doença. Isso deve permitir que mais de 50% dos colaboradores da unidade voltem aos postos de trabalho a partir desta sexta. A expectativa, de acordo com a Prefeitura, é de que até o final do mês de junho a planta já esteja funcionando com cerca de 90% da capacidade.
No final de abril, a BRF firmou um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Trabalho com abrangência nacional para assegurar medidas de proteção à Covid-19 em todas as unidades de abate e processamento de aves.
Com o termo, a BRF se comprometeu, ainda, a manter o limite de 50% da capacidade de trabalhadores sentados nos veículos fretados pela empresa. Disponibilizará testes para diagnósticos da Covid-19 nas unidades localizadas em municípios onde os exames não estão sendo feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como vacinação, para todos empregados, de forma gratuita, para proteção contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B com vistas a melhor identificação dos casos sintomáticos de Covid-19. Empregado que apresentar sintomas do coronavírus será afastado imediatamente das atividades, sendo esta prática da empresa atualmente.
O QUE DIZ A BRF
"A BRF confirma, com profundo pesar, o falecimento de um de seus colaboradores da unidade de Rio Verde (GO), ocorrida no dia 13 de junho, em decorrência de contaminação pela Covid-19. A empresa lamenta a perda e se solidariza com família do colaborador, para a qual está prestando todo o apoio necessário neste momento. O funcionário, por ser do grupo de risco, já estava afastado das atividades da empresa desde abril. A Companhia reitera que, desde o início da crise, vem tomando uma série de medidas protetivas, sempre em linha com as orientações das autoridades de saúde, e que não mede esforços para garantir a segurança de seus colaboradores em seu contexto operacional".
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