Nos últimos 12 meses Brasil produziu perto de 130 milhões de caixas de ovos, aponta IBGE
A pesquisa trimestral do IBGE sobre a produção brasileira de ovos de galinha indica que o volume produzido no primeiro trimestre de 2020 superou ligeiramente os 965 milhões de dúzias, resultado que significou aumento próximo de 4% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
Ao contrário, porém, do registrado um ano atrás, a alta deste ano foi influenciada, principalmente, pelos ovos incubáveis. Ou seja: enquanto no primeiro trimestre de 2019 a produção de ovos férteis sofreu ligeira redução, pouco superior a meio por cento, agora registra expansão próxima de 7%. A produção de ovos de consumo, por sua vez, permanece em expansão, mas agora de forma mais moderada: +3,2% no trimestre (um ano atrás, mais de 10%).
De toda forma, essas alterações se encontram restritas ao primeiro trimestre de 2020, porquanto - nos 12 meses encerrados em março passado - o maior índice de aumento – 6,29% - ocorreui na produção de ovos destinados ao consumo humano. Os voltados à incubação registraram aumento de 2,3%.
Pelo IBGE (cujo levantamento exclui os estabelecimentos produtores com menos de 10 mil galinhas), entre abril de 2019 e março de 2020 a produção total de ovos correspondeu a, aproximadamente, 130 milhões de caixas de 30 dúzias, 80,7% delas destinadas ao consumo humano.
0 comentário
Preços no mercado do frango 'estacionam' nesta sexta-feira (29)
Suínos: predomínio de estabilidade nas cotações nesta sexta-feira (29)
Levantamento da ABCS registra recorde na suinocultura goiana
Ovos/Cepea: Cotações dos ovos brancos seguem estáveis pela 6ª semana
Frango/Cepea: Médias da carne são as maiores em dois anos
Frango: mercado termina a quinta-feira (28) registrando tímidas altas