Peste Suína Africana: 498 novos surtos foram notificados no mundo entre 15 e 28 de maio
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) informou que 498 novos surtos da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) foram notificados no mundo entre os dias 15 e 28 de maio, ante 440 novos casos verificados no levantamento anterior. Já o número total de surtos em andamento caiu de 7.200 para 7.116, sendo 3.535 somente na Romênia e outros 1.703 no Vietnã. Dos novos surtos, 471 foram notificados pela Europa e outros 25 na Ásia. A África reportou 2 novos casos no período. Os dados foram publicados em levantamento quinzenal divulgado na última sexta-feira (29).
De acordo com a OIE, surtos novos ou em andamento foram registrados em 23 países. Na Europa, Bulgária, Grécia, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia e Ucrânia ainda apresentam a incidência da doença. Na Ásia, China, Índia, Indonésia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Papua Nova Guiné, Filipinas, Timor Leste e Vietnã têm casos em andamento. Já na África, Costa do Marfim, Namíbia e África do Sul reportam a presença do vírus.
No período de cobertura do levantamento, foram notificadas perdas de 4.146 animais, número bem inferior ao reportado no boletim anterior, de 11.247 animais eliminados. A maior parte desse número foi observada na Ásia, com abate sanitário de 3.733 animais, a maior parte na Índia. Na Europa, 374 animais foram eliminados, enquanto na África 38 perdas de animais foram reportadas em virtude da contaminação com a doença no período.
0 comentário
Preços no mercado do frango 'estacionam' nesta sexta-feira (29)
Suínos: predomínio de estabilidade nas cotações nesta sexta-feira (29)
Levantamento da ABCS registra recorde na suinocultura goiana
Ovos/Cepea: Cotações dos ovos brancos seguem estáveis pela 6ª semana
Frango/Cepea: Médias da carne são as maiores em dois anos
Frango: mercado termina a quinta-feira (28) registrando tímidas altas