Frango abatido sofreu perda de preço ainda mais aguda no decorrer de maio
Um mês atrás, no encerramento de abril, o AviSite observou que o frango abatido encerrava o primeiro quadrimestre de 2020 de forma melancólica. Pois faltam adjetivos para qualificar o comportamento do setor em maio corrente, porque no decorrer do mês os preços do produto – salvo breve interregno na primeira quinzena – continuaram “morro abaixo”.
É verdade que, estimulado pela chegada dos salários e pela comemoração do Dia das Mães, no primeiro decêndio do mês o mercado propiciou ao produto preços superiores à média de abril. Mas foi só. Porque antes mesmo do final da primeira quinzena eles passaram a retroceder de forma significativa, registrando índices mais incisivos de queda a partir do momento em que – em nome do isolamento social – feriados passaram a ser antecipados.
Por isso, ainda que possam dar algum sinal de recuperação neste final de maio, os preços alcançados nesta semana se colocam entre os menores dos últimos dois anos, ou seja, desde meados de 2018. E, na média do mês, devem, no máximo, aproximar-se dos R$3,45/kg (cotação aplicável ao frango abatido resfriado comercializado no Grande Atacado da cidade de São Paulo).
O valor registrado, além de significar quedas de 3% e 20% sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês de 2019, corresponde ao menor preço enfrentado pelo setor desde agosto de 2018.
0 comentário
Preços no mercado do frango 'estacionam' nesta sexta-feira (29)
Suínos: predomínio de estabilidade nas cotações nesta sexta-feira (29)
Levantamento da ABCS registra recorde na suinocultura goiana
Ovos/Cepea: Cotações dos ovos brancos seguem estáveis pela 6ª semana
Frango/Cepea: Médias da carne são as maiores em dois anos
Frango: mercado termina a quinta-feira (28) registrando tímidas altas