A CP Foods da Tailândia espera um ano recorde de lucros devido aos altos preços dos suínos
O maior agronegócio da Tailândia, Charoen Pokphand Foods Pcl (CPF), espera ter o melhor ano de todos os tempos devido ao aumento dos preços da carne suína e planos de expansão na América do Norte, disse seu executivo-chefe na quinta-feira.
Os preços da carne de porco subiram à medida que a disseminação da peste suína africana na Ásia criava uma escassez de oferta.
"Este poderia ser o nosso melhor ano ... porque os preços da carne de porco estão muito bons e os preços do frango estão se recuperando, e uma medida mais fácil de bloqueio permitirá a abertura dos restaurantes", disse Prasit Boonduangprasert em uma entrevista coletiva.
Os preços da carne suína no Vietnã quase dobraram desde o início da peste suína africana nos últimos dois anos, disse ele.
A CPF, cujas empresas abrangem alimentos para animais, fazendas e alimentos, registrou um lucro líquido de 6,11 bilhões de baht (US $ 190 milhões) entre janeiro e março, um aumento de 43% em relação ao ano anterior e um lucro trimestral recorde devido aos altos preços da carne suína no Vietnã e Camboja.
A CPF começou a obter receita no primeiro trimestre da produtora canadense Hylife, que adquiriu no ano passado, e também se beneficiou da queda nos preços de matérias-primas, como o milho, disse seu CEO.
Este ano, a CPF espera investir cerca de 20 bilhões de baht, excluindo fusões e aquisições, e planeja expandir seus negócios de carne suína no Canadá e nos Estados Unidos, onde viu a crescente demanda chinesa por carne suína, já que a peste suína reduziu a oferta na China.
"Nós podemos exportar carne de porco para a China do Canadá", disse Prasit.
A peste suína africana chegou à China em 2018, matando milhões de porcos no maior produtor mundial de suínos e se espalhando para muitos outros países da Ásia, incluindo o Vietnã e as Filipinas. As muitas pequenas fazendas da Ásia, onde os padrões de higiene costumam ser baixos, foram atingidas especialmente.
Prasit também disse que a CPF planeja expandir sua frota de entrega para apoiar a distribuição de refeições prontas na Tailândia para 500 bicicletas, de cerca de 100 atualmente.
A empresa pretende manter uma margem bruta de cerca de 18%, vista em todos os seus negócios no primeiro trimestre e acima de 14% um ano antes, por mais um a dois anos, disse ele.
A CP manterá sua meta de receita em 2023 de 800 bilhões de baht, crescendo cerca de 8 a 10% a cada ano, com operações no exterior contribuindo com 75% da receita dos atuais níveis de 68%, disse ele.
0 comentário
Preços no mercado do frango 'estacionam' nesta sexta-feira (29)
Suínos: predomínio de estabilidade nas cotações nesta sexta-feira (29)
Levantamento da ABCS registra recorde na suinocultura goiana
Ovos/Cepea: Cotações dos ovos brancos seguem estáveis pela 6ª semana
Frango/Cepea: Médias da carne são as maiores em dois anos
Frango: mercado termina a quinta-feira (28) registrando tímidas altas