Cepa H5N8 da gripe aviária encontrada em fazenda de perus na Hungria
A cepa H5N8 da gripe aviária foi encontrada em uma grande fazenda de perus no noroeste da Hungria, informou nesta segunda-feira (13) a Autoridade Nacional de Segurança da Cadeia Alimentar (NEBIH).
A Eslováquia, vizinha da Hungria no norte da União Européia, registrou seu primeiro surto da mesma cepa altamente patogênica do vírus em quase três anos em aves domésticas na parte oeste do país na sexta-feira.
O NEBIH da Hungria disse que o estoque total de perus na fazenda, mais de 50.000 aves, teria que ser abatido e outras medidas de precaução implementadas para conter a propagação da infecção. Ele disse que a fazenda receberia compensação do estado.
A autoridade disse que a cadeia do vírus era muito semelhante à que a Hungria atacou durante um surto anterior em 2016. Ela disse que os produtos avícolas na Hungria são seguros para consumir.
A Hungria também implementará restrições de transporte para conter o vírus, disse a autoridade, acrescentando que a cepa H5N8 até agora não havia causado infecções humanas na Europa.
0 comentário
Novas habilitações para a África do Sul devem ampliar negócios com o Brasil
Mercado de suínos finaliza a semana com alta; valorização atinge maiores patamares do ano
Preço dos cortes de frango sobe pelo terceiro mês consecutivo em meio a alta demanda e competitividade com carne bovina
Filipinas assume primeiro lugar nas exportações de carne suína do Brasil em 2024
Frango/Cepea: Exportações de outubro são as maiores para o período
EUA expandem testagem de gripe aviária após infecções em pessoas sem sintomas