Carne de frango: disponibilidade em dezembro é a mesma dos três anos anteriores
Dados preliminares indicam que o número de cabeças de frango abatidas em dezembro é inferior ao apontado ontem na projeção efetuada pelo AviSite (vide “Carne de frango: potencial de produção estimado é 5% superior ao de 2018”). Por decorrência, também a produção de carne de frango vai ficar aquém do volume estimado.
Mas quanto? Melhor do que apontar volumes é avaliar o quanto isso representa em termos de disponibilidade per capita. E a conclusão é a de que, embora ligeiramente maior, a disponibilidade per capita de carne de frango de dezembro não deve ser muito diferente daquela registrada entre setembro e novembro deste ano. Melhor: tende a ser inferior à alcançada em agosto último.
Naturalmente, os volumes per capita projetados se encontram acima do consumo per capita real, pois baseados no potencial de produção de carne de frango. Mas, pelo simples acompanhamento do mercado, é natural concluir que a oferta se encontra extremamente ajustada. A ponto de se estar obtendo, preço médio quase 25% superior ao de um ano atrás.
Notar, porém, que a disponibilidade deste mês pode ser ainda menor que a dos meses anteriores. É que, nas projeções efetuadas, tomou-se como referência para as exportações do mês o mesmo volume registrado no mês passado. E, tudo indica, as vendas externas de dezembro corrente devem ser bem maiores.
0 comentário
EUA expandem testagem de gripe aviária após infecções em pessoas sem sintomas
Mercado dos suínos mantêm estabilidade nas principais praças, mas tem leve alta em Minas Gerais e São Paulo
Preços do frango no atacado paulista atinge nova alta e acumula ganhos de 10,08% em duas semanas
Suinocultura independente: Com oferta restrita de animais, mercado apresenta valorização nos estados de SP, MG e SC
Rio Grande do Sul: quais setores estão se recuperando melhor e quais têm contratações mais aquecidas?
Exportações de carne de frango crescem em volume e receita em outubro