Chuva reduz captação de leite em 6,5% no RS
Os fortes temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas e a chuva constante têm prejudicado a produção leiteira gaúcha. Segundo levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do estado (Sindilat) entre os associados, as indústrias estão captando, em média, 6,5% menos leite, o que representa redução de 850 mil litros de leite/dia em relação à média estadual de 13 milhões de litros/dia.
“A situação está difícil. Se as chuvas persistirem, podemos chegar a ter uma redução de produção mensal na ordem de 25 milhões de litros”, pontuou o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra. A preocupação é compartilhada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva, que aponta como reflexo das chuvas o não desenvolvimento das pastagens no interior do estado.
Uma das propriedades atingidas é a de Gelsi Belmiro Thums, na localidade de Santa Clara Baixa, interior de Carlos Barbosa. Com as chuvas dos últimos três meses, ele viu a produtividade média das 24 vacas cair de 35 litros/dia para 30 litros/dia e os custos aumentarem. Thums conta que o solo ficou encharcado, prejudicando o desenvolvimento do azevém cultivado para alimentar o gado no inverno. Sem pasto, a alternativa foi ampliar a oferta de ração, silagem e feno aos animais, o que elevou os custos com alimentação. Além disso, diz o produtor, que entrega cerca de 10 mil litros/mês à cooperativa, sem a pastagem, a produção também fica menor.
Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina