Embrapa: custos de produção de suínos e frangos de corte sobem pela primeira vez em 2015
Depois de registrarem quedas nos meses de janeiro e fevereiro, os custos de produção de suínos e de frangos de corte calculados pela Embrapa subiram pela primeira vez em 2015 no mês de março.
O ICPFrango/Embrapa fechou o mês em 175,16 pontos, alta de 4,1% em relação a fevereiro. Em 2015, o índice acumula aumento de 0,14%. Já o ICPSuíno/Embrapa de março foi de 177,13 pontos, acréscimo de 2,4% em relação a fevereiro. No ano, o índice aponta alta de 1,32%
Os índices são da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos (www.cnpsa.embrapa.br/cias) da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A análise detalhada e os números mês a mês, incluindo os custos de produção dos 11 principais Estados produtores do país, também estão no site da CIAS, clicando em "custos de produção" no menu principal.
Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema tipo “ciclo completo” em Santa Catarina, maior produtor nacional.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24