China pode se tornar importante importador de suínos brasileiros
De acordo com informações do jornal DCI, a China, que realizou sua primeira compra de carne suína brasileira em novembro, pode se tornar o principal mercado do País, ao lado de Hong Kong.
As menores compras da carne brasileira são influenciadas pelo embargo russo a produtos brasileiros, que já passa dos seis meses e excluiu todos os frigoríficos suínos de realizarem vendas para o país euroasiático. Segundo o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips), Rogério Jacob Kerber, em entrevista ao DCI, os russos que estiverem no Brasil nos últimos dias para visita técnica não se interessaram por visitar plantas frigoríficas de suínos. "O embargo afetou muito a suinocultura brasileira, que não vende nada mais para a Rússia", disse Kerber. "O Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) criou um roteiro de visitas que contemplava plantas de suínos. Mas os russos não aceitaram tal roteiro. O que soa muito estranho", afirmou.
Já o Japão e Coréia do Sul podem ter seus mercados abertos à carne suína brasileira até o final do primeiro semestre de 2012. Enquanto a China, já mostrou abertura com os embarques de novembro da empresa Marfrig, o que pode sinalizar o início de boas vendas para o País.
Com informações do DCI
1 comentário
Quinta-feira (2) traz leves altas para as cotações no mercado do frango
Preços da arroba e da carcaça suína em São Paulo caem nesta quinta-feira (2)
Suinocultura independente: ano começa com preços estáveis ou com quedas, sem acordo entre frigoríficos e suinocultores
ABPA: Com renovação do PACIC, fluxo de exportações de aves e de suínos devem se manter firmes para o México em 2025
Frango: valores estáveis, com exceção do preço da ave no atacado paulista, que teve alta nesta segunda-feira (30)
Segunda-feira (30) termina para o mercado de suínos registrando continuidade de quedas nas cotações
Flavio Schirmann Formigueiro - RS
A manchete tem um erro: onde se lê EXPORTADOR deve ser entendido IMPORTADOR. Como está pode "matar do coração" algum suinocultor já penalisado pelo, "sem fundamento", embargo ruso ao produto brasileiro. Os expotadores brasileiros devem diversificar seus clientes para evitar estas "jogadas" e aproveitar o bom momento de melhora da renda dos consumidores no mundo, que estão carentes em proteina animal em suas dietas...