Área plantada com feijão na primeira safra de 2022/23terá redução de 24% no Paraná
A área plantada com feijão na primeira safra de 2022/23 está prevista em 115 mil hectares, o que representa uma redução de 24% em relação ao ano anterior. Apesar disso, a produção estimada deve ser praticamente a mesma da safra anterior, em torno de 193 mil toneladas, mesmo com as condições climáticas desfavoráveis durante o plantio.
De acordo com produtores e técnicos de campo, o excesso de chuvas e as baixas temperaturas durante o plantio resultaram em redução das produtividades, o que já leva os técnicos a considerar uma quebra de 18% na produção final. Apesar das condições climáticas adversas, o feijão colhido nesta safra é considerado de boa qualidade, e o preço médio recebido pelos produtores na última semana foi de R$ 371,00/sc de 60 kg para o feijão de cores, com um aumento de 6% em relação à semana anterior. Já o tipo preto foi comercializado por R$ 255,00/sc de 60 kg, sem variação em relação à semana anterior.
A comercialização da primeira safra de feijão de 2022/23 já atingiu cerca de 60% e os principais mercados continuam sendo São Paulo e Rio de Janeiro.
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio