Conab prevê boa produtividade de feijão no estado, com maior parte da produção já colhida em SC
Dados do 6º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado na quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indicam uma boa produtividade para a cultura do feijão no estado de Santa Catarina.
O estudo informa que para o feijão-preto a colheita segue em andamento, com 92% das áreas já colhidas. O produto é considerado de boa qualidade, apesar de apresentar grãos miúdos e as precipitações registradas nos últimos dias podem afetar o restante da colheita.
Já o feijão-preto 2ª safra se encontra com áreas de plantio já consolidadas e 100% delas em estágio de desenvolvimento vegetativo. Houve acréscimo significativo na área plantada, visando diminuir prejuízos causados pela estiagem nos cultivos antecessores. As chuvas dos últimos dias, apesar de esparsas, foram essenciais para o bom desenvolvimento das plantas e manutenção das expectativas de produtividade.
Feijão-carioca – Possui cerca de 24% das áreas colhidas, 32% em maturação e 44% em enchimento de grãos. A condição das lavouras é considerada boa. Neste caso, as chuvas dos últimos dias são decisivas para o enchimento de grãos e manutenção da produtividade. Já o feijão-carioca 2ª safra se encontra com áreas de plantio já consolidadas no estado e 100% em estágio de desenvolvimento vegetativo. Também houve acréscimo volumoso na área plantada, visando diminuir prejuízos causados pela estiagem nos cultivos antecessores e as chuvas dos últimos dias, apesar de esparsas, foram essenciais para o bom desenvolvimento das plantas e manutenção das expectativas de produtividade.
Mais informações sobre as principais culturas de Santa Catarina e de todo o país podem ser conferidas no Boletim do 6º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22, divulgado no site da Conab.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso