Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho avança para mais um ciclo

Publicado em 06/10/2017 09:35

Acaba de ser renovada a parceria entre Syngenta, Instituto Emater, Iapar, Embrapa e IAC para a manutenção de um programa que há 27 anos tem feito a diferença na vida de produtores paranaenses por meio da profissionalização e do consequente aumento na produtividade de suas lavouras: o Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho.

No ciclo anterior, 2015/2016, acompanhados pelos técnicos da Emater, produtores de 41 municípios participantes alcançaram produtividade acima de 2,6 toneladas de feijão e superior a 9,0 toneladas de milho por hectare, em 2016/2017, quantidades que superam as médias estaduais apresentadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no período – 1,79 toneladas para a cultura do feijão e 6,2 toneladas para o milho.

Neste novo período, que já começou com um treinamento em Ponta Grossa (PR) para preparar cerca de 90 profissionais para as ações de capacitação desenvolvidas ao longo da safra 2017/2018, serão instaladas 163 unidades demonstrativas (86 para a cultura de feijão e 77 para a de milho), em 49 municípios do Centro-Sul paranaense, com acompanhamento e prestação de assistência técnica direta aos agricultores assistidos pelo projeto.

Com enfoque em questões tecnológicas, econômicas e de cuidados com o meio ambiente, segurança e produção de alimentos seguros, assim como no uso de boas práticas na produção, o programa se baseia na geração e na transferência de conhecimento para garantir o aumento da produtividade para os pequenos agricultores.

"Durante o Programa, os produtores de milho e feijão participam de treinamentos específicos sobre cada etapa do ciclo da cultura, do plantio à colheita. Neles, além de se familiarizarem com as novas tecnologias e com o uso correto de soluções para o manejo das culturas que suportam em aspectos de conservação ambiental e de recuperação do solo, por meio de práticas como a rotação de culturas e o plantio direto na palha, por exemplo. Iniciativas como essas são simples e, ao mesmo tempo, elevam consideravelmente a qualidade do plantio. Projetos como esse são importantíssimos e reforçam os compromissos da Syngenta estabelecidos no nosso Plano de Agricultura Sustentável”, explica Déborah Oliveira, Coordenadora de Produtividade Sustentável da Syngenta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Informações Assessoria Syngenta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário