Grão-de-bico produzido em GO conquista o mercado internacional

Publicado em 18/09/2017 09:10

O grão-de-bico é uma leguminosa pouco conhecida em muitas regiões do Brasil. O grão-de-bico, que é utilizado cozido, entra em muitos pratos ensopado, em saladas e em uma pasta da culinária árabe chamada homus. O cultivo do grão ainda é muito pouco difundido no Brasil. Mas um projeto, que começou a ser desenvolvido em Goiás, pretende mudar essa situação.

O Brasil consome hoje cerca de oito mil toneladas de grão-de-bico por ano. Comparado a outras leguminosas, a demanda é muito baixa. Por isso, até pouco tempo atrás, todo o produto comercializado no mercado interno era importado.

A primeira e, por enquanto, única fazenda do país a investir no plantio comercial do grão fica em Cristalina, no leste de Goiás. O agricultor Osmar Artiaga deu o pontapé inicial do cultivo.

"Eu era produtor de feijão. Feijão tem um comércio muito instável. Precisava de uma coisa que fosse mais definitivo, que não se consumisse somente no Brasil", justifica Artiaga.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário