Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram

Publicado em 02/07/2024 13:51 e atualizado em 02/07/2024 14:45

Logotipo Reuters

BRIDGETOWN (Reuters) - O furacão Beryl se aproximava da Jamaica como uma poderosa tempestade de categoria 5 nesta terça-feira, depois de atingir ilhas menores no Caribe, derrubando linhas de energia, causando inundações e matando duas pessoas.

A tempestade atingiu a ilha de Carriacou, parte de Granada, na segunda-feira, onde uma pessoa morreu e a energia foi interrompida em toda a ilha. Outra pessoa teria morrido em São Vicente, embora a Reuters não tenha conseguido verificar isso imediatamente.

Um vídeo de Barbados mostrou ondas batendo na costa da ilha, rompendo passarelas, derrubando palmeiras e inundando estradas na capital Bridgetown.

Em São Vicente e Granadinas, o "furacão veio e se foi e deixou em seu rastro uma imensa destruição", disse o primeiro-ministro Ralph Gonsalves.

"A Union Island (parte do arquipélago de Granadinas) foi devastada", disse ele, com "90% das casas... severamente danificadas ou destruídas".

Gonsalves confirmou que uma pessoa morreu e que poderia haver mais vítimas fatais.

Beryl deve levar chuva intensa para a Jamaica na quarta-feira, possivelmente provocando inundações repentinas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

Dezenas de embarcações no caminho da tempestade correm o risco de serem afetadas, com desvios observados no Caribe, de acordo com a Vortexa, que fornece dados de rastreamento de carga de energia.

A antecipação incomum e a rápida intensificação da tempestade, a primeira da temporada de furacões do Atlântico deste ano, devem-se em parte às temperaturas mais quentes do oceano, segundo os cientistas.

(Por Bernadette Baum)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário