Tempo severo: Sul do Brasil em alerta para muita chuva, granizo, inundação e deslizamento
Registrando volumes chuvas significativas há vários dias, o Sul do Brasil volta a ficar em estado de alerta para volumes significativos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só nos últimos cinco dias o acumulado de chuva ultrapassou os 125mm em áreas nos três estados.
"Apenas nos 10 primeiros dias de outubro de 2023, uma grande parte do estado de Santa Catarina já recebeu mais de 150 mm de chuva. No litoral, no extremo sul, em áreas da serra catarinense e no Vale do Itajaí choveu cerca de 250 mm, pela medição do Instituto nacional de meteorologia e outros órgãos oficiais de monitoramento meteorológico", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de precipitação acumulada no período:
A atuação de uma frente fria aumenta as áreas de instabilidade nos três estados e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas entre amarelo e vermelho válidos já a partir desta quarta-feira (11) para chuvas intensas.
A faixa oeste do Rio Grande do Sul deve receber os volumes mais significativos, de acordo com o Inmet. " Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário", afirma a publicação.
Para Santa Catarina o alerta é laranja e são previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. A grande preocupação é devido aos rios que já estão cheio e de acordo com a Defesa Civil de Santa Cataria, o estado está em alerta para deslizamentos e inundações.
"Com a previsão de chuvas intensas e volumosas nas próximas 48 horas (até a noite do dia 12 de outubro) e considerando os níveis elevados dos rios e o solo encharcado, o risco de ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações é alto a muito alto", complementa a Climatempo.
Também chove em todas as áreas do Paraná, com previsão de acumulados de até 100mm. O estado também está em alerta para ventos intensos e tem risco de queda de granizo nas próximas horas.
De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, a tendência é que chova na região durante todo o final de semana. As áreas de instabilidade devem avançar para São Paulo, que pode receber chuva entre 40mm e 50mm na sexta-feira, dia 13. Nas demais áreas do Brasil as chuvas chegam, mas com menos intensidade e de forma irregular.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias