NOAA prevê chuvas avançando para região Central do Brasil na 1ª semana de outubro
A onda de calor ainda vai manter as temperaturas elevadas em boa parte do país nesta semana. Pelo menos até as 18h (horário de Brasília) desta terça-feira (26) a condição é de alerta para temperaturas acima da média no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, segundo os dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Depois do calor atípico que atingiu as principais áreas de produção do país, as atenções do setor se voltam para o retorno das chuvas, que deve começar acontecer nos próximos dias, mas ainda de forma irregular, de acordo com a atualização da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) divulgada nesta manhã.
Segundo o modelo o norte-americano, no período entre 26 de setembro e 4 de outubro, são previstas chuvas irregulares e com precipitação entre 35mm e 50mm para os três estados da região Sul e também em áreas de São Paulo e Minas Gerais. O modelo também começa a mostrar que o bloqueio atmosférico vai perder força em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas ainda sem volumes expressivos.
Vale ressaltar que depois da temporada de calor intenso, as chuvas podem chegar com bastante força, em forma de tempestade e a condição também é favorável para ventanias e queda de granizo.
No período entre 4 e 12 de outubro, o NOAA prevê chuvas mais expressivas se espalhando no Centro-Sul do Brasil, com destaque para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo que devem registrar os volumes mais significativos, entre 90mm e 125mm no período. O modelo também começa a desenhar um possível corredor de umidade, que pode levar volumes mais expressivos também para o Centro-Oeste, além de manter a previsão de chuvas para o Sul do Brasil, com acumulados entre 35mm e 50mm no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Até lá, as chuvas continuarão restritas apenas para o Sul do Brasil. O avanço de uma frente fria favorece a formação de nuvens carregadas pela área e o Inmet emitiu alerta laranja de tempestade válido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina durante esta terça-feira (26).
O modelo Cosmo prevê precipitação acima de 100mm na região central do estado gaúcho nas próximas 24 horas. De acordo com dados da Climatempo, um novo ciclone extratropical deve se formar entre terça e quarta-feira (27), o que deve aumentar o volume de chuva na região. O modelo ainda mostra que a chuva vai avançar para Santa Catarina e áreas do Paraná, com previsão de acumulados entre 20mm e 40mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás