Sobe para 39 total de mortos por ciclone no RS; 9 pessoas estão desaparecidas

Publicado em 07/09/2023 12:31

Logotipo Reuters

(Reuters) - O número de mortos em decorrência da passagem de um ciclone extratropical que provocou chuvas intensas e causou alagamentos e destruições no Rio Grande do Sul subiu para 39 nesta quinta-feira, informou o governo estadual, acrescentando que nove pessoas permanecem desaparecidas.

Os desaparecidos são todos da cidade de Muçum, que concentra o maior número de vítimas fatais em decorrência da tragédia ocorrida entre segunda e terça-feira, com 14 mortos.

No total, 79 municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas causadas pelo ciclone, que deixaram mais de 2.500 desabrigados e mais de 3.570 desalojados ao transformar ruas em verdadeiros rios.

O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública e cancelou todos os desfiles de 7 de Setembro que ocorreriam nesta quinta-feira no Estado, em decorrência da tragédia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que embarca nesta quinta para a Índia para participar de encontro de cúpula do G20 após ter acompanhado o 7 de Setembro em Brasília, colocou o governo federal à disposição dos gaúchos e enviou ministros ao Rio Grande do Sul para acompanhar os trabalhos.

Além das vítimas no Rio Grande do Sul, uma pessoa morreu em Santa Catarina quando uma árvore caiu sobre o carro em que estava no município de Jupiá. As rajadas de vento no Estado passaram de 110km/h em decorrência do ciclone.

Em junho, 16 pessoas morreram no Rio Grande do Sul também em decorrência da passagem de um ciclone extratropical pelo Estado. No início do ano, o Estado enfrentou uma das secas mais severas de sua história, que atingiu centenas de municípios gaúchos.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário