Tufão Doksuri atinge China, destrói linhas de energia e arranca árvores
Por Bernard Orr e Yimou Lee
PEQUIM/TAIPÉ, 28 Jul (Reuters) - O tufão Doksuri varreu o sul da China nesta sexta-feira, provocando fortes chuvas e violentas rajadas de vento que atingiram linhas de energia e provocaram incêndios, além de arrancar árvores e parte da cobertura de um estádio.
O tufão é o mais poderoso a atingir a China este ano e o segundo mais forte na província de Fujian, no sudeste, desde o tufão Meranti em 2016, forçando o fechamento de escolas, empresas e a retirada de trabalhadores de campos offshore de petróleo e gás, disse a mídia estatal.
Doksuri afetou mais de 724.600 pessoas, com 124.400 pessoas sendo retiradas e reassentadas, e causou perdas econômicas diretas de 52,27 milhões de iuanes (7,30 milhões de dólares), informou a mídia.
Na cidade portuária de Quanzhou, em Fujian, 39 pessoas sofreram ferimentos leves e mais de 500.000 residências ficaram sem energia.
O teto retrátil de um estádio no centro de Quanzhou foi destruído pelo vento, fazendo vidro e metal voarem.
A velocidade do vento de Doksuri foi reduzida para tempestade tropical severa, mas ainda se espera que chuvas torrenciais atinjam províncias do interior, como Anhui, que cultiva milho, arroz, soja e algodão.
A previsão é que enormes faixas de chuva cheguem ao norte de Pequim no domingo ou na segunda-feira.
Não houve relatos imediatos de mortes. Em 2016, pelo menos 11 pessoas morreram quando o Meranti atingiu a costa perto da cidade portuária de Xiamen, ao sul de Quanzhou.
"Toda Xiamen não foi trabalhar esta manhã", disse um morador de sobrenome Zhuang.
"Não há carros nas estradas, e fábricas e shoppings estão fechados. Acho que as pessoas estão com medo depois de Meranti."
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil