HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Última semana de junho com chuva apenas no extremo sul do país

Publicado em 26/06/2023 10:39 e atualizado em 26/06/2023 11:29
Região Central do Brasil além do tempo muito seco, tem novo alerta para baixa umidade relativa do ar

Logotipo Notícias Agrícolas

A última semana de junho será marcada por condições típicas do inverno em todo Brasil: chuvas no extremo sul do país, além da permanência de tempo muito seco no interior do país e baixa umidade relativa do ar em algumas áreas. 

A passagem de uma frente fria favorece a formação de nuvens carregadas e deixa o sul do Rio Grande do Sul em estado de alerta para tempestade nas próximas 24 horas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região pode receber chuva entre ntre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O alerta amarelo é válido até as 10h de amanhã na região. 

O modelo Cosmo prevê, no entanto, que dessa vez a chuva não terá força para avançar para as demais áreas do país. A tendência é que o tempo continue firme em Santa Catarina e no Paraná, além da passagem da frente fria ser pelo estado gaúcho. 

Já na região Central do Brasil, o alerta é para baixa umidade relativa do ar nesta segunda-feira (26). Com o tempo muito seco e temperaturas elevadas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo têm alerta para umidade relativa do ar entre 30% e 20% nesta segunda. 

"Grande parte do Brasil segue sob influência da alta pressão, que inibe a formação de nuvens de chuva. Estados do Centro-Oeste do Brasil voltaram a sofrer com o aumento no número de focos de queimadas, somente em junho, Mato Grosso registrou 1693 novos incêndios. O estado do Tocantins, lidera o segundo lugar do ranking, segundo dados do monitoramento de queimadas do INPE, com 984 focos de queimadas", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

260623
Fonte: Inmet

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário