Feriado será gelado e com geada de intensidade entre fraca e moderada no Sul do Brasil
O feriado prolongado de Tiradentes será marcado por baixas temperaturas e os modelos mostram risco de geada em áreas do Sul do Brasil na próxima madrugada. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a intensa massa de ar frio e seca que atua no Brasil desde ontem deixa os três estados da região Sul em estado de alerta para declínio nas temperaturas.
O modelo de previsão de geada mostra condição do norte do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná na próxima madrugada. A intensidade da geada está prevista entre fraca e moderada, com as temperaturas mínimas podendo ficar entre 2ºC e 4ºC. O Inmet emitiu alerta laranja válido nos três estados.
Essa massa de ar frio também já derruba as temperaturas em áreas do Centro do Brasil. Para as próximas madrugadas, o Inmet emitiu alerta amarelo para queda entre 3ºC e 5ºC nas temperaturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e até no sul do Mato Grosso.
"No extremo sul de Goiás e de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o ar frio de origem polar deixa o tempo firme e com temperatura baixa. Faz frio mesmo com a presença de sol. Temperaturas um pouco abaixo dos 10°C devem ser observadas no sul de Mato Grosso do Sul ao amanhecer", complementa a Climatempo.
Com relação ao risco de geadas nas áreas de café, o meteorologista afirma que podem ocorrer de forma pontual na Serra da Mantiqueira, porém com intensidade fraca.
Veja a previsão de temperatura mínimas para os próximos dias:
Enquanto a massa de ar frio impede o avanço das chuvas nessas áreas, no Centro-Norte do país a tendência ainda é de muita instabilidade nos próximos dias.
A Zona de Convergência Intertropical continua em atuação e vai favorecer a formação de nuvens carregadas na área. Segundo Heráclio, as chuvas devem acontecer em forma de pancadas no Matopiba, com destaque para o sul da Bahia, que assim como o norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, que devem receber os volumes mais significativos de chuva.
"Muitas nuvens carregadas continuam se formando sobre o Norte do Brasil. Além da umidade do ar elevada e do calor, a Zona de Convergência Intertropical está bastante ativa na costa norte brasileira", complementa a Climatempo. Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana