Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em quase todo o BR e mais um dia de geada no Centro-Sul
O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de onda de frio válido para essa quarta-feira (30) em quase todo o Brasil. A massa de ar frio em atuação desde o início desta semana é considerada a mais intensa do ano até momento, derruba as temperaturas em todo o país e mantém ainda o risco de geadas em importantes áreas de produção agrícola na próxima madrugada.
Veja as áreas com alerta laranja nesta quarta-feira (30):
Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, todos os estados do sul do Brasil têm condição para geada na próxima madrugada. Os modelos indicam risco de intensidade entre moderada e forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
O avanço da massa, como já era previsto, também favorece o risco de geada em todas as regiões do Mato Grosso do Sul, São Paulo, chegando até o sul de Minas Gerais. De acordo com o meteorologista, em São Paulo e no sudoeste mineiro o risco é de geada entre fraca e moderada.
"O sol vai aparecer forte por quase todo o Brasil, mas a presença do ar gelado vai manter a sensação de frio sobre o Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas", complementa a Climatempo.
Veja o mapa com as áreas com risco de geada na próxima madrugada:
De acordo com o mapa de previsão de temperatura do Inmet, as temperaturas mínimas não devem ultrapassar os 6 graus em toda a região Sul do Brasil, com destaque para o sul do Paraná onde as temperaturas podem ficar ainda mais baixas, entre 2 e 4 graus.
No Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil a tendência é de mínimas entre 6 e 8 graus. O meteorologista destaca ainda a baixa inclusive no sul do Mato Grosso e de Goiás nas próximas horas. Em São Paulo, a tendência é de frio em todo o estado, com temperaturas entre 4ºC e 6ºC. As mesmas condições são esperadas para o sul de Minas Gerais.
Mamedes afirma que a massa de ar frio deve seguir influenciando nas temperaturas até quinta-feira (1) em todo o Brasil. A partir de sexta a tendência é da elevação gradual em todas as áreas do país.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
Fonte: Inmet
1 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana
CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR
Muito dificil entender o mercado de futuros, atual e passado do milho. Com geadas agravando severamente as lavouras do sul do Brasil e algumas regiões do centro-oeste, as cotações da B3 despencam violentamente. Tá bom. Vamos esperar o tal de analista vir dizer que com a liberação das importações( não sei de onde? De Marte. talvez), a queda do dolar, o curintia perdeu, a vaca mugiu, enfim só nos resta fazer um "bolão" pra ver quem acerta a "justificativa" do analista de Bagé