Fim da onda de calor: Inmet destaca chuvas intensas para o Sudeste e declínio nas temperaturas em todo Brasil Central
A onda de calor intensa, em atuação há mais de uma semana sobre o Brasil, começa a chegar ao fim. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as temperaturas já começaram a cair em áreas do Sul e Sudeste, além da previsão indicar chuvas com volumes significativos para áreas do Sudeste no final de semana. Já para o Centro-Oeste, as temperaturas devem começar a cair no final de semana.
De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, as condições indicam ainda chances de chuvas de granizo para todo o Sudeste e rajadas de ventos que podem ultrapassar os 80km/h nesta sexta-feira (9). Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza tendência de chuvas para o extremo norte de Santa Catarina, com precipitação entre 20 e 30 mm e chuvas para o Centro-Leste do Paraná, também com previsão de precipitação de até 30 mm nas próximas 24 horas.
A frente fria já avançou para o Sudeste brasileiro e São Paulo tem tendência de acumulados de até 40 mm nesta sexta-feira, com destaque para região leste do estado que deve receber os maiores volumes. Apenas o extremo oeste paulista permanecerá com tempo seco.
Os modelos indicam ainda a volta das chuvas para o extremo sul de Minas Gerais, com precipitação entre 20 e 30 mm, a partir de sábado (10). A tendência também é de muita chuva para o Rio de Janeiro, com acumulados que podem ultrapassar os 60 mm.
Olívio destaca que as previsões continuam sinalizando o retorno efetivo da estação chuvosa para os próximos dias no Centro-Oeste. As chuvas pontuais no Mato Grosso já começaram a acontecer e a tendência é de um retorno expressivo dos volumes durante a próxima semana. "O modelo já nos mostra um corredor muito bem formado, os sistemas que caracterizam o retorno da estação chuvosa já estão se alinhando, tudo sinaliza o retorno dessas chuvas", afirma o meteorologista.
Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Segundo Olívio, as temperaturas também vão começar a cair no Centro-Oeste, após mais de sete dias com temperaturas batendo a casa dos 40 graus. Para esta sexta-feira, o Inmet mantém os alertas de temperaturas elevadas no Mato Grosso e áreas de Minas Gerais, mas a tendência é de declínio a partir de sábado.
O modelo de previsão de temperatura do Inmet, indica que no domingo (11), as máximas não devem ultrapassar os 34 graus no Centro-Oeste, sendo as temperaturas mais elevadas esperadas para o norte do Mato Grosso do Sul e norte do Mato Grosso.
O alívio também deve chegar para Minas Gerais, com máximas entre 28 e 32 graus no estado. Em São Paulo, a temperatura mais elevada deve ser registrada no extremo norte, com 32ºC.
Já no Sul do Brasil, o declínio também chega para o Paraná, com máxima entre 26 e 28 graus em todo o estado. Já Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a temperatura máxima deve ficar entre 18 e 22 graus.
Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias:
Fonte: Inmet
Últimos cinco dias
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nos últimos cinco dias os maiores acumulados foram registrados no sul do Brasil, mas acumulados mais significativos também foram registrados no Mato Grosso.
Os mapas indicam que o Rio Grande do Sul recebeu chuvas de até 20 mm. Apenas o oeste do estado recebeu poucas chuvas. Em Santa Catarina os maiores acumulados foram registrados na parte leste do estado, com precipitação entre 20 e 30 mm. Também choveu no Paraná, com precipitação acumulada entre 15 e 20 mm.
Já no Mato Grosso do Sul, chuvas pontuais atingiram a região central do estado, com acumulado entre 20 e 25 mm. A mesma condição foi observada para o extremo noroeste do Mato Grosso.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias:
Fonte: Inmet
Plantio milho semente. São João d Alianca/Go Enviado por Walter
Barreirinho! Guape/MG Foto de Frank
Touro Hereford Sananduva-RS Foto de Fernando Dalla Santa
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil