Nova frente fria: Além de chuvas, RS terá queda de temperatura e possibilidade de geadas nos próximos dias
A formação de uma nova frente fria entre a Argentina e o Uruguai, levará mais condições de chuvas para o sul do Brasil nas próximas 24 horas. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais uma vez o sistema passará de forma muito rápida pela região e além de possibilidade de volumes mais expressivos, também podem acontecer quedas expressivas nas temperaturas, com possibilidade de geadas para o Rio Grande do Sul.
De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, entre esta segunda e terça-feira (6) os três estados da região sul devem receber chuvas. Os modelos apontam ainda que no Rio Grande do Sul as chuvas mais expressivas devem ficar no oeste e norte do estado, com precipitação entre 20 e 40 milímetros. Já em Santa Catarina a chuva deve atingir todo o estado, com os mesmos volumes esperados. No Paraná são esperados os maiores acumulados para o sul do estado, com até 40 milímetros de precipitação.
Olívio destaca ainda que logo após a passagem da frente fria, as temperaturas tendem a cair de maneira expressiva em todo o sul do país. Ainda de acordo com o meteorologista, na quarta-feira (8) algumas regiões podem registrar temperaturas negativas, inclusive com possibilidade de geadas. Os mapas do Inmet apontam que nesta segunda-feira (6) as mínimas previstas ficam em torno de 20 graus no Rio Grande do Sul e a partir de quarta, a mesma região pode registrar temperaturas mínimas entre 2 e 4 graus no extremo sul do estado.
Santa Catarina e Paraná também tendem a registrar quedas nas temperaturas, com a mínima prevista entre 10 e 12ºC nos dois estados. " Na quarta-feira (08), há possibilidade para a formação de geada na serras gaúcha e catarinense. Além disso, a presença do ciclone extratropical, provoca outra vez uma grande agitação marítima entre a terça e a quarta-feira. Há risco de ressaca", destaca Climatempo.
Fonte: Inmet
A passagem da frente fria também será positiva para a formação de chuvas para o Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. De acordo com o Olívio, nesta região as chuvas devem ser mais expressivas no sul do estado e os modelos apontam chuvas de até 40 milímetros. A previsão também indica chuvas para as demais regiões do estado, porém com volumes mais baixos. Na quarta-feira as condições de chuvas mais volumosas deve atingir também a região central do MS.
Ainda no Centro-Oeste, também há previsão de pancadas de chuvas para o norte do Mato Grosso, com precipitação prevista entre 20 e 30 milímetros de precipitação. No meio desta semana as chuvas podem acontecer também em pontos da região central do Mato Grosso. Não estão descartadas pancadas de chuvas e tempestades em todo o Centro-Oeste.
Já no Matopiba, o produtor poderá contar mais alguns dias de tempo estável nos quatro estados que compõem a região. Segundo Olívio, há possibilidade de chuvas para essa região nos próximos dias, mas em volumes mais baixos quando comparadas com as chuvas de março. Ainda de acordo com o meteorologista chuvas mais expressivas podem acontecer de maneira pontuais devido ao forte calor e umidade relativa do ar.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (18) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este final de semana (16/17) para todo o Brasil
Atenção para período mais seco no Paraná e sul do Mato Grosso do Sul nos próximos 10 dias
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (15) para todo o Brasil
Serviço meteorológico dos EUA prevê 57% de chance de La Niña se desenvolver entre agora e dezembro
Região Sul tem previsão de novas chuvas na semana seguinte após período de trégua nos próximos dias