Tempo: Áreas de instabilidade ganham força e aumentam condições de chuva sobre o Centro-Oeste
Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta quarta-feira (26) - Fonte: Inmet
O Centro-Oeste volta a ter chuvas nos próximos dias com a intensificação de áreas de instabilidade sobre a região. São esperadas pancadas de moderada a forte intensidade até o fim da semana e o calor deve diminuir com a condição. O plantio de verão já está autorizado na maior parte da região.
"Nesta quarta-feira, o tempo fica mais instável em Mato Grosso do Sul. O estado terá muitas nuvens o dia todo e as pancadas de chuva com raios serão frequentes e qualquer hora. A presença de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai facilita a formação de nuvens carregadas", informa a Climatempo.
Já em áreas de Goiás e Mato Grosso, segundo a empresa meteorológica, vai dominar o sol forte e o calor. As pancadas de chuva com raios tendem a ocorrer especialmente à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes inclusive na região de Goiânia e de Cuiabá. No Distrito Federal não há previsão de chuvas.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/08 a 29/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
O plantio da safra de verão já pode ser iniciado em áreas do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nos estados de Goiás e Minas Gerais, o plantio será liberado a partir do dia 30.
Nas últimas horas, precipitações já foram registradas em algumas localidades do Centro-Oeste, mas o Sul ainda domina os maiores acumulados. Os cinco maiores volumes ontem (25) no país ocorreram em Jardim (MS): 48,8 mm, São Luiz Gonzaga (RS): 48,3 mm, Cruz Alta (RS): 40,7 mm, São Miguel do Oeste (SC): 39,2 mm e São Luiz Gonzaga (RS): 39,0 mm.
Mais chuvas são esperadas nos próximos dias. "Para a região de Brasília, a chance de chuva é alta só no domingo. Para as capitais Campo Grande e Cuiabá, o risco de chuva forte é maior em relação às outras capitais. Mas para Goiânia, também há risco de chuva moderada a forte nos próximos dias", explicou a Climatempo.
Ainda assim, a irregularidade das chuvas é levantada pelos meteorologistas. "A parte central e norte do país continua com um padrão de chuva irregular. Como consequência, os produtores do Mato Grosso podem ter uma certa apreensão, tendo em vista que o plantio da soja se iniciou e ainda há muitas áreas com baixos volumes de chuva acumulada", diz a empresa.
Veja o mapa com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Nesta quarta-feira, segundo o Inmet, é esperada baixa umidade em áreas da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.
Veja o mapa das áreas com previsão de baixa umidade nesta quarta-feira:
Fonte: Inmet
Florada de café Conilon em São Gabriel da Palha (ES). Envio de Eriveuton Mauri
Soja em Alto Santa Fé em Nova Santa Rosa (PR). Envio Tiago Weber Land
Propriedade rural de João Batista Matias em Terra Roxa (PR). Envio de Celia Domeni
NS6601 em Coronel Vivida (PR). Envio de Marieli Portela
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana