Tempo: Instabilidades sobre o Brasil central favorecem chuvas fortes sobre o Centro-Oeste
Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta terça-feira (18) - Fonte: Inmet
As instabilidades que chegaram ao Brasil central no final da última semana seguem provocando chuvas sobre diversas regiões do país. No Centro-Oeste, por exemplo, as fortes precipitações devem seguir pelos próximos dias, mas a regularidade ainda não está definida. A região não recebia volumes expressivos há meses.
"As grandes áreas de instabilidade que se espalharam sobre o Centro-Oeste do Brasil persistem nos próximos dias e provocam mais chuva. A última semana do inverno termina úmida na Região, sem calor exagerado e com risco de temporais", disse a Climatempo. Nesta terça-feira, pancadas são esperadas à tarde e à noite por quase todo o Centro-Oeste.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/08 a 21/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Produtores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná já estão liberados para iniciar o plantio da safra de verão, enquanto que em Goiás e Minas Gerais o vazio sanitário termina no dia 30. As chuvas devem garantir boa umidade no solo, mas preocupações com a continuidade das precipitações ainda pairam.
"Como em muitas localidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, os volumes registrados de chuva superaram os 40 milímetros, assim, muitos produtores já iniciam o plantio da soja", afirma a empresa meteorológica. E acrescenta, ainda não é prevista uma grande regularidade nas precipitações.
Veja o mapa de água disponível no solo em 17/09 em todo o Brasil:
Fonte: Climatempo
A Climatempo explica ainda que, mesmo com a previsão de mais chuvas nas próximas semanas, não haverá uma regularização definitiva das chuvas. "Isso só deve ocorrer sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste na segunda quinzena de outubro, até lá a chuva irá ocorrer em forma de pancadas isoladas".
Nos últimos dias, bons volumes de chuva chegaram até as regiões produtoras do Centro-Sul brasileiro, conforme mostra o mapa de precipitação acumulada dos últimos cinco dias do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Destaque para áreas do Centro-Oeste que não recebiam volumes expressivos de chuva desde maio e junho.
De acordo com dados do Inmet, nesta segunda-feira (17), os cinco maiores acumulados foram em Água Clara (MS): 65,8 milímetros, Porto Murtinho (MS): 49,6 mm, Paranapoema (PR): 46,6 mm, Presidente Prudente (SP): 44,8 mm e Dourados (MS): 44 mm. No final de semana, inclusive, houve registro de granizo em cidades produtoras de café, como Patrocínio (MG).
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos cinco dias:
Fonte: Inmet
Nos próximos meses, as chances de um El Niño têm potencial de influenciar a distribuição das chuvas em plena safra de verão, segundo Graziella Gonçalves, meteorologista da Climatempo. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento das águas da superfície do oceano pacífico e costuma causar impactos consideráveis nos mercados financeiros e de commodities.
"A chuva deve terminar um pouco abaixo da média em novembro, lembrando que a média já é alta, mas o mês tende a ser melhor que outubro com a questão da irregularidade", explica. "O mês de dezembro também tende a ser bom de chuvas, mas a irregularidade vai seguir ao longo da primavera", diz Gonçalves.
Leia mais:
» Tempo: Ocorrência de El Niño deve impactar distribuição das chuvas na safra de verão
Segundo o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, a tendência no período de 17 a 25 de setembro chuvas são previstas para todo o Centro-Sul, com destaque para o Sul e Centro-Oeste. Depois do dia 25, as precipitações se concentram mais sobre o Sul do país.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 17 de setembro até 03 de outubro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Ainda nesta terça-feira, segundo o Inmet, é esperada baixa umidade na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Milho com 7 dias em São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Filipin
Soja Emergindo no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio de Eng. Agr. Marcos Andre Simon
Colheita de Aveia e Semeadura da Soja no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio Eng. Agr. Marcos Andre Simon
Plantio de soja à todo vapor em Nova Aurora (PR). Envio de Técnico Agrícola David Clemente.
Início do plantio de soja em Nueva Esperanza - Paraguay. Envio de Solange Tramontin
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil