Argentina: chuvas trouxeram alívio para zonas agrícolas, mas não chegaram à área afetada em Buenos Aires
Entre a última sexta e sábado, algumas áreas agrícolas da Argentina, como o centro-sul de Buenos Aires, centro-norte de Córdoba, Santa Fe, Entre Ríos, Corrientes e parte do Noroeste argentino receberam um pouco de alívio em decorrência das chuvas. Contudo, no norte e no centro de Buenos Aires, localidades agropecuárias continuaram sem receber os milímetros anunciados pelas previsões, que ficariam entre 40 e 50mm e poderiam aliviar a seca que preocupa os produtores.
Em parte da zona núcleo de Buenos Aires, a cada hora, com o celular na mão, os produtores checavam radares e imagens de satélite para identificar a presença de tempestades. Contudo, ocorreram apenas chuvas irregulares. Nestas zonas coincidiam apenas uma queda de temperatura em toda a região.
Na semana passada, com temperaturas que giravam em torno de 37°C e 38°C, Marcelo Testa, produtor e contratista da Agrícola Testa, se viu obrigado a ampliar os horários de trabalho, realizando a pulverização durante a noite. Ele contou ao La Nación que as chuvas desde final de semana não passaram de 12mm na zona de Pergamino. "O panorama não é desastroso mas estávamos esperançosos com essa chuva para ter bons rendimentos e cobrir os custos. Agora estão anunciando tempestades para quinta e sexta-feira. Veremos o que irá ocorrer", disse.
O engenheiro Daniel Lavezzari, técnico privado de estabelecimentos agropecuários no norte de Buenos Aires, explicou que os produtores vêm precisando obter cultivos com altos rendimentos. Com a incerteza climática, a preocupação é grande. "Atualmente, com 6000kg por hectare de milho não se faz nada. É preciso obter 10000kg por hectare, já que os custos de produção têm aumentado muito e os grãos não acompanham essa escalada de preços", detalhou.
Chuvas acumuladas entre as 9h de sexta-feira (12) e 9h de sábado (13) na Argentina:
Chuvas acumuladas entre as 9h de sábado (13) e 9h de domingo (14) na Argentina:
Tradução: Izadora Pimenta
1 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana
marlon paniagua SAO PAULO - SP
Alguem poderia ser mais transparente??.., quanto será, de verdade, a producao argentina... mesm, de agora em diante, supondo que o clima viesse a beneficiar as lavouras ? usda anunciou 57/56 , bolsa de rosario 52, buenos aires 54,5 , qual numero estaria mais perto da realidade ?