Clima: Final de semana é marcado por fortes chuvas no Sul, mas frente fria já avança para o oceano
Conforme previsto na semana passada, as chuvas voltaram com força para a região Sul do Brasil, inclusive com granizo e ventos fortes que ocasionaram estragos no campo e na cidade. A frente fria que provocou chuvas no final de semana avança agora para o oceano, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (19/12 a 21/12) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
De acordo com o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo, a frente fria que provocou chuvas no Sul do país atua nesta segunda-feira entre o litoral de São Paulo e Paraná e avança para o oceano nas próximas horas. "Uma nova frente fria deve ganhar força na próxima quinta-feira e daí sim essa avança pelo país", explica.
Nos últimos dias, as chuvas reduziram na região na região do Matopiba e em áreas do Sudeste, mas pancadas isoladas não estão descartadas. As instabilidades seguem pelo Norte e Centro-Oeste do país. Os produtores devem estar atentos às previsões específicas de suas regiões.
Veja o mapa de precipitação acumulado dos últimos cinco dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
No final de semana, houve registro de prejuízos em todos os estados do Sul. No RS, houve registro de destelhamentos, quedas de postes de energia e árvore em diversas cidades com as chuvas. Em SC, milhares de casas ficaram sem energia no domingo (17) por conta da forte chuva e ventos fortes e um homem morreu atingido por raio e no PR várias cidades tiveram alagamentos e granizo. As informações são do G1. Ainda não há reportes de danos em áreas produtoras.
O modelo Cosmo do Inmet não mostra chuvas fortes para o Rio Grande do Sul até o meio da semana. Instabilidades seguem no Paraná e Santa Catarina.
As chuvas do final de semana também atingiram áreas do Paraguai e Argentina. O La Nación, da Argentina, destaca que as chuvas trouxeram alívio ao campo da Argentina, que poderá continuar com o plantio de soja e milho nos lugares que estavam sob risco. Até a sexta-feira passada, mais de quatro milhões de hectares para ambos os cultivos se encontravam sem condições de plantio no país.
Leia mais:
» Argentina recebeu chuvas que permitiram a continuidade do plantio de soja e milho em algumas áreas
Veja imagens das chuvas no final de semana no Sul do país:
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil