Clima: Instabilidades favorecem ocorrência de chuvas nos próximos dias no Norte e Centro-Oeste
Os próximos dias serão de boas chuvas no Norte e Centro-Oeste do Brasil com a ocorrência de vários fatores climáticos que favorecem a formação de nuvens carregadas nessas regiões, segundo a Climatempo. Os acumulados nos próximos cinco dias podem chegar a até 100 mm. No Centro-Oeste, a previsão é alta para ocorrência de tempestades, com rajadas de vento que podem chegar a até 70 km/h.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (30/11 a 02/12) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"A circulação dos ventos sobre a América do Sul, a queda na pressão atmosférica sobre o Paraguai, além da frente fria na altura do litoral capixaba, serão responsáveis pela formação de mais áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste até o final da semana", reportou a Climatempo. Os produtores devem ficar atentos nas previsões específicas das suas regiões porque o plantio da safra de grãos segue ocorrendo.
Nos últimos dias, bons volumes de chuva foram registrados sobre estados do Centro-Oeste. Em Sidrolândia (MS), por exemplo, as precipitações em 24h (de 27/11 a 28/11) totalizaram 75,2 mm. Cerca de 70 mm no período de três horas, de acordo com levantamento da Climatempo com base nos dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Fonte: Climatempo
Com as recentes chuvas na região, o reservatório do Descoberto, que abastece parte de Brasília (DF) subiu 0,8% no sábado (26) e chegou a 6,4%. Foi o maior aumento no nível do reservatório em 10 meses. Ainda assim, bem abaixo do ideal para essa época do ano.
Na região Norte do país, o tempo quente e úmido deve favorecer condições para a formação de muitas áreas de instabilidade sobre os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, sul e região central do Pará, com previsão de pancadas de chuva durante a tarde e noite. Também há risco de chuva forte, segundo as previsões. Os acumulados entre 29/11 e 03/12 podem atingir até 50 mm. (Veja o mapa abaixo)
Fonte: Climatempo
Região Sul
A previsão do tempo não aponta chuvas consistentes e volumosas nos próximos dias para a região Sul do Brasil. No entanto, eventos pontuais foram registrados, como a chuva de granizo que afetou lavouras de tabaco em Itaiópolis (SC) na tarde de ontem (28). (Veja fotos abaixo)
AGResources confirma chuvas no Brasil Central e diminuição no Sul
Os modelos climáticos atualizados confirmam o estabelecimento de um padrão de chuvas regulares sobre o Centro do Brasil, nos próximos 15 dias. Rodadas consecutivas de chuvas acima dos 20 mm deverão ser observadas sobre Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Tocantins e Bahia neste período.
As demais regiões sojicultoras do Brasil também deverão observar chuvas, porém o padrão é irregular. No Rio Grande do Sul, o cenário é de alerta. Até meados de dezembro, nenhuma rodada de chuvas expressivas acima dos 25mm vem sendo prevista. Os índices pluviométricos para esta região giram em torno dos 10- 15 mm, no geral.
O mesmo acontece para o leste da Argentina, que se destoa das chuvas favorecendo oeste do país, nos próximos 5 dias. O estabelecimento de um La Niña seria um agravante no cenário climático da Argentina.
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil