Clima: Frente fria mantem tempo instável em todo Centro-Sul do Brasil

Publicado em 16/02/2016 06:10

A segunda-feira foi marcada por fortes pancadas de chuvas em várias localidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Causando transtornos à população urbana e rural. E essa terça-feira não será diferente. Áreas de instabilidade associadas a presença de uma frente fria na região Sudeste manterá o tempo instável e com possibilidades para novas ocorrências de pancadas de chuvas ao longo de todo o dia. Já há registros de chuvas, nessa manhã, em vários pontos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Desse modo, as atividades agrícolas estarão prejudicadas, afetando o andamento dos trabalhos de colheita e também de plantio, bem como a realização dos tratos culturais.

E esse padrão meteorológico se manterá inalterado ao longo de toda a semana, ou seja, novas áreas de instabilidade associadas a novas frentes frias irão manter o céu com muitas nuvens e, portanto, com previsões para novas pancadas de chuvas em toda a região Centro-Sul. Há previsão de que mais no final da semana volte a chover sobre as regiões produtoras do Matopiba. Com isso, as atividades agrícolas poderão ser prejudicadas. Não ficarão totalmente paralisadas, mas as horas de trabalho serão reduzidas, já que ocorrerão pancadas de chuvas e não invernadas.

E a próxima semana será muito parecida com essa, isto é, a segunda quinzena de fevereiro deverá ser marcada por chuvas mais regulares, levando a paralisações mais frequentes das atividades agrícolas, principalmente de colheita e plantio. Mas por outro lado, essas chuvas manterão os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras.

Alerta Agroclimático - 16 fev 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário