Clima: Semana termina com tempo mais firme no Mato Grosso

Publicado em 22/01/2016 06:36

A sexta-feira será de mais um dia de tempo mais firme e sem previsões para chuvas em boa parte do Mato Grosso, principalmente sobre as regiões oeste, sul e da 163. Apenas a região do nortão e leste é que há previsões para chuvas no decorrer do dia. O tempo também permanecerá mais firme sobre o sul de Goiás, sul e sudoeste de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre toda a região Sul. Chuvas continuam sobre as regiões produtoras de todo o Nordeste, Pará, norte de Goiás, Tocantins e metade norte de Minas Gerais, além do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O tempo aberto no Mato Grosso e em Goiás está permitindo a realização da colheita da soja e posterior plantio do milho e algodão 2ª safra. O mesmo está ocorrendo em Goiás e no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a falta de chuvas a mais de 15 dias já preocupa produtores, pois lavouras já começam a dar sinais de perdas de produtividade. Pequenas sim, mas como as previsões indicam chuvas apenas para meados da semana que vem, até lá perdas mais significativas poderão vir a ocorrer. Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul as chuvas deverão retornar, assim como no Paraná no começo da semana que vem. Também há previsão de chuvas mais generalizadas e em bons volumes em todo o Mato Grosso e em Goiás já no começo da semana que vem, o que poderá novamente atrapalhar e até mesmo inviabilizar a realização dos tratos culturais e da colheita.

Já no Matopiba, bem como no Pará, norte de Goiás e de Minas Gerais a previsão é de mais chuvas até o final da próxima semana. Com isso, perdas ainda mais significativas deverão continuar a ocorrer, pois esse excesso de umidade já vem causando a deterioração dos grãos e muitos já começam a germinar na própria planta. Por outro lado, essas chuvas estão colaborando para a elevação dos níveis de umidade do solo no sertão nordestino.      

Alerta Agroclimático - 22 jan 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário