Condições mudam e chuvas previstas para o Brasil Central são descartadas

Publicado em 18/12/2015 15:10
Formação de Vórtice Ciclônico bloqueia chuvas em toda faixa norte do Brasil

Um vórtice clicônico deve ganhar forças nesse final de semana sobre o região Nordeste e com isso, a frente fria que está no Sul do Brasil não conseguirá avançar sobre as regiões Sudeste e Nordeste. Com isso, as previsões que antes eram para chuvas agora são de no máximo para eventuais pancadas de chuvas muito isoladas sobre todas as regiões produtoras do MATOPIBA, Mato Grosso, norte de Goiás e de Minas Gerais.

E com a ausência de chuvas nesses próximos 7 dias sobre essas regiões, as perdas de produtividade, principalmente em lavouras de soja poderão se elevar drasticamente nesse período, uma vez que muitas lavouras estao em seu limite máximo de estresse hidrico.

 
No Sul, as chuvas continuarão a ocorrer ao longo desses próximos 7 dias, sendo que há previsão para chuvas fortes entre o sábado e domingo nas regiões norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em boa parte do Paraná.
 
E esse padrão meteorológico deverá persistir ao longo de toda essa semana do Natal.

Somar 1  Somar 2

Somar 3  Somar 4

Somar 5  Somar 6

Somar 7  Somar 8

Soja: Novo vice da Aprosoja MT não descarta decreto de estado de emergência

Imagem do dia - Lavoura de soja no município de Gaúcha do Norte (MT). Imagens enviadas pelo produtor Leandro Rosalem

Lavoura de soja no município de Gaúcha do Norte (MT). Imagem enviada pelo produtor Leandro Rosalem

O novo vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, o produtor rural e membro da diretoria do Sindicato Rural de Sorriso, Elso Pozzobom, afirmou que a diretoria já vem trabalhando de forma não oficial, a fim de apoiar os produtores rurais que estão sofrendo prejuízos pela falta de chuva. As rédeas da entidade só devem ser assumida sem 1º de janeiro, mas destacou que a medida já reivindicada “é o alongamento do prazo de plantio, já que encerraríamos dia 31 de dezembro. Então, nós temos uma promessa verbal, já que eles (políticos) vão estudar com carinho esse nosso pleito."

Elso afirmou que “a questão da seca é emergencial. Tomamos posse, mas não assumimos, mas já estamos tratando desse assunto, mesmo que não oficialmente [...] junto a Secretaria de Governo e já tem uma equipe montada que está trabalhando esse assunto pra minimizar os efeitos, principalmente na questão de renda ao produtor. Então, esse será nosso trabalho daqui por diante, já de cara, e nós vamos sim dar uma resposta ao produtor sobre o que fazer".

Leia a notícia na íntegra no site do Só Notícias

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias + Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário