Quinta-feira de chuvas em toda a faixa central e norte do Brasil

Publicado em 19/11/2015 06:06

 Imagens de satélite continuam mostrando muitas áreas de instabilidade sobre boa parte das regiões central e norte do Brasil. Com isso, há previsões para pancadas de chuvas sobre o Sudeste, Centro-oeste e também em boa parte do MATOPIBA. Mais para variar essas chuvas só virão na forma de pancadas, o que de uma certa forma manterá as condições favoráveis ao plantio e desenvolvimento das lavouras. Até mesmo para aqueles produtores que estão em plena colheita, como no caso da cana de açúcar, essa previsão também não é de toda ruim, já que as chuvas só ocorrerão na forma de pancadas.

E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo dos próximos dias, uma vez que há previsões para mais chuvas durante esse resto de semana e também na semana que vem. Assim deverá chover em todas as regiões produtoras do Sudeste, Centro-oeste e também do MATOPIBA e do Pará. Mas tais chuvas não cairão em todas as localidades no mesmo momento e na mesma quantidade, isto é, hora chuvas numa determinada região, noutra numa região vizinha. Continuarão as tais chuvas irregulares. Com isso, o plantio da soja, que está bem atrasado, avançará, mais não como deveria – a passos largos.

No Sul, as condições são inversas, apesar da quinta-feira ter amanhecido com tempo aberto a perspectiva é que ao longo do dia o tempo mude e volte a chover sobre toda a região, devido ao avanço de um novo sistema, que agora de manhã encontrasse na fronteira entre o Uruguai, Argentina e Brasil. Sendo previstos volumes altos sobre o oeste do Paraná e de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul. Assim, nessas regiões as condições ainda se manterão desfavoráveis ao plantio da soja e do arroz, bem como manterá as condições extremamente favoráveis a proliferação de doenças em toda a região Sul do Brasil, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, que também deverá ter chuvas não só hoje como também ao longo de todo esse resto de semana.

Alerta Agroclimático - 19 nov 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário