Nova frente fria avança e mais chuvas são previstas no Rio Grande do Sul

Publicado em 12/11/2015 06:05

Apesar do tempo mais firme nessa manhã de quinta-feira sobre o Rio Grande do Sul, um novo sistema meteorológico estará avançando pelo Estado ainda no decorrer do dia, onde irá provocar mais chuvas, mantendo as condições totalmente desfavoráveis ao plantio da soja e do arroz, bem como ao desenvolvimento das lavouras que foram semeadas. E o grande problema é que a janela ideal está terminando, o que poderá resultar em reduções ainda mais significativas nos potenciais produtivos das lavouras. E esse tempo instável e chuvoso deverá se manter inalterado ao longo dos próximos 5 dias.

Na imagem de satélite pode ser observada muitas áreas de instabilidade sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul, metade sul de Minas Gerais, extremo sul de Goiás e partes do Mato Grosso, porém para essas regiões a perspectiva é de somente eventuais pancadas de chuvas muito localidades, que mesmo assim, manterão as condições desfavoráveis ao plantio da soja, que segue muito atrasada. Além disso, para as lavouras já estabelecidas a ausência de chuvas já vêm causando preocupações, uma vez que existem propriedades no Centro-oeste e também em Minas Gerais que estão a mais de 20 dias sem registro de se quer, uma gota de chuva. Mas a boa notícia é que os modelos de previsão continuam prevendo o retorno delas já no começo da semana que vem. Sendo que os maiores volumes e com maior abrangência deverão ocorrer somente em meados da semana.

O mesmo vale para as regiões produtoras da Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. A semana ainda será de tempo firme, muito calor e condições nada favoráveis ao plantio e desenvolvimento das lavouras, mas na semana que vem, o avanço de uma nova frente fria irá trazer chuvas à todas as regiões produtoras, possibilitando a retomada do plantio da soja.  

Alerta Agroclimático - 12 nov 2015   

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário