Semana começa com chuvas sobre a região central do Brasil
A frente fria que avança sobre o Sudeste provoca chuvas em várias localidades do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, desde a última sexta-feira. Com exceção do Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais, onde houve registros de chuvas fortes, os demais Estados apresentam volumes muito variados de chuvas, além da irregularidade. E para essa segunda-feira esse deverá ser o padrão das chuvas, isto é, os maiores volumes deverão ser observados sobre os Estados de São Paulo e sul de Minas Gerais, enquanto todo o restante das regiões Sudeste e Centro-oeste irão ter chuvas, mas na forma de pancadas irregulares e de baixa intensidade. O problema é que o mês já está terminando e a grande maioria dos produtores mato-grossense e sul-mato-grossense ainda não conseguiram iniciar o plantio da nova safra de soja, uma vez que os níveis de umidade do solo ainda estão extremamente baixos. Já para os produtores de cana de açúcar esse padrão meteorológico prejudica o andamento da colheita nesse finalzinho de mês. E para os produtores de café essas chuvas vieram em boa hora, já que as altíssimas temperaturas e a ausência de chuvas estavam prejudicando o desenvolvimento dos chumbinhos.
Para essa semana há previsões de mais chuvas entre amanhã e quarta-feira, porém, como vem ocorrendo até então, continuarão sendo somente na forma de pancadas e muito irregulares. A partir de quinta-feira o tempo volta a abrir sobre todo o Paraná, Sudeste e Centro-oeste, onde, novamente, voltarão a ter um padrão de tempo mais firme, temperaturas em elevação e condições nada favoráveis ao plantio da nova safra de grãos. A próxima grande frente fria que deverá provocar chuvas sobre o Brasil central deverá ocorrer somente em meados de outubro. Até lá não é que haverá uma ausência total de chuvas, apenas voltará a condição para pancadas de chuvas, só que muito irregulares, como foi observada na semana passada.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a semana começa com tempo firme e sem previsões para chuvas, permitindo que os produtores consigam realizar todos os trabalhos de campo, desde a colheita do trigo, até o plantio do milho e do arroz. E esse tempo mais firme deverá se manter inalterado até o final da semana, quando uma nova frente fria irá avançar sobre o sul do Rio Grande do Sul e provocar chuvas entre a quinta e a sexta-feira.
No MAPITOBA e Pará, o tempo seguirá firme, sem previsões para chuvas e com temperaturas extremamente altas. Chuvas estão sendo previstas apenas para meados do mês de outubro.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil