Áreas de instabilidade surgem e mudam o tempo no Mato Grosso
Áreas de instabilidade conseguiram se formar nessa quinta-feira sobre a faixa leste do Mato Grosso, onde há registros de chuvas isoladas em vários pontos do Estado e também sobre a faixa norte de Goiás, estremo sul de Tocantins (divisa com Goiás) e no noroeste Baiano. E como esse sistema está se deslocando em sentido sul, há previsão de que essas chuvas cheguem ao longo dessa manhã sobre as regiões sudeste e da BR-163 do Mato Grosso, faixa central de Goiás e sudoeste da Bahia. Além dessas regiões houve registros de chuvas também no sul do Maranhão e do Piauí nessa quarta-feira.
Essas chuvas além de atrapalharem a colheita do milho safrinha e provocando perdas pontuais, também estão provocando perdas em lavouras de algodão, já que esse excesso de umidade sobre as lavouras geram grãos ardidos e reduzem a qualidade das fibras. Outras culturas que poderão ser afetadas por essas chuvas, serão as hortaliças, como tomate e batata de Goiás. Contudo, os modelos de previsão indicam que essas chuvas só deverão ocorrer durante o dia de hoje, pois para amanhã não há mais previsão de chuvas para nenhuma região do Mato Grosso, Goiás e do MAPITOBA.
Outra região que vem apresentando chuvas é o Sul, onde uma frente fria consegue avançar sobre o Rio Grande do Sul deixando o céu com muitas nuvens e com registros de chuvas desde ontem. E essas chuvas vêm atrapalhando o andamento do plantio do trigo. E ao longo do dia esse sistema avançará por Santa Catarina e Paraná, onde irá provocar chuvas sobre esses Estados, inviabilizando os trabalhos de colheita do milho safrinha e de demais culturas. E esse tempo instável e chuvoso deverá persistir até domingo sobre a região Sul e também sobre a região sul do Mato Grosso do Sul.
Nas demais regiões do Brasil o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas. Somente em São Paulo, devido a esse deslocamento da frente fria há previsão para chuvas na próxima segunda-feira sobre a faixa sul e leste do Estado. Nos demais Estados do Sudeste o tempo permanecerá firme.
0 comentário
ZCAS promove chuvas entre o Amazonas, Centro-Oeste e Sudeste do país neste final de ano
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil