JBS retoma atividades em São Miguel do Guaporé/RO mesmo com 266 empregados confirmados com COVID-19 em primeira leva de testes
Com determinação judicial, a empresa JBS iniciou a realização de testes rápidos em todos os seus empregados na unidade de São Miguel do Guaporé. A determinação abrange também o re-teste em todos aqueles que tiveram diagnóstico negativo, sendo que a empresa está retomando suas atividades antes da realização da retestagem.
Conforme boletim do Departamento de Vigilância em Saúde de São Miguel do Guaporé/RO, no dia 06 de junho de 2020, o Município, de apenas 23 mil habitantes, contava com 441 (quatrocentos e quarenta e um) casos confirmados de COVID-19. Destes, tem-se que pelo menos 266 (duzentos e sessenta e seis) são de EMPREGADOS DA EMPRESA JBS, consoante se depreende das listagens de casos confirmados apresentadas pelo órgão de saúde do Município e pela própria JBS.
Assim, mais de 60% de todos os confirmados do Município de São Miguel do Guaporé são empregados da empresa JBS, fora os que são parentes de empregados confirmados, o que provavelmente deve chegar à quase totalidade dos confirmados no Município.
O Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público de Rondônia entendem que seria necessária a implementação de protocolo de testagem mais rigoroso antes do retorno às atividades, além do cumprimento integral das medidas liminares determinadas, como o afastamento de todos os empregados que tiveram contato com outros confirmados a pelo menos 1,5 metros de distância e a utilização de equipamentos de proteção individual mais adequados à atividade.
Não obstante, houve pedido do MPT e do MP-RO para a proibição da realização de horas extras pela empresa nesse período, a fim de diminuir os impactos de contaminação nos empregados.
0 comentário
Nota Oficial: Nelore/MS cobra reparação do Carrefour Brasil e França
Carnes do Mercosul: Abiec lamenta posicionamento de CEO do Carrefour
Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
Trimestrais da pecuária: cresce o abate de bovinos, suínos e frangos
Abiec destaca avanços do Brasil em sustentabilidade na pecuária, em conferência mundial
Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal alcança 50 mil solicitações