Governo de São Paulo contesta repasse de imposto para carne
O consumidor paulista deve começar a sentir no bolso um aumento de preços que ficará entre 6% e 7% na compra de carnes bovinas e suínas, frangos e derivados a partir deste mês, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados).
O aumento é resultado do fim de isenção de ICMS sobre a carne em São Paulo, definida pelo governo do Estado em decreto publicado no fim de dezembro e que entrou em vigor no dia 1º deste mês.
A mudança eleva o imposto, que estava zerado desde setembro de 2009, para 7% em abatedouros e indústrias e 11% no varejo.
Levando em conta que o ICMS possui mecanismo em que o que é pago de imposto por um fornecedor pode ser usado como crédito por quem revende o produto e considerando custos operacionais e margens dos supermercados, a Apas chegou à estimativa de aumento de preços de até 7% para o consumidor final.
Segundo Eduardo Kawakami, vice-presidente da associação, os supermercados atuam em ambiente muito competitivo, o que aperta suas margens. Por isso, será inevitável repassar o aumento.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Nota Oficial: Nelore/MS cobra reparação do Carrefour Brasil e França
Carnes do Mercosul: Abiec lamenta posicionamento de CEO do Carrefour
Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
Trimestrais da pecuária: cresce o abate de bovinos, suínos e frangos
Abiec destaca avanços do Brasil em sustentabilidade na pecuária, em conferência mundial
Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal alcança 50 mil solicitações