Desafios para a exportação do café do Oeste da Bahia serão destaque no IX Encontro da Cafeicultura
Os principais entraves para o produtor rural, sejam nos custos de produção ou em estrutura de câmbio para a exportação, serão o foco da palestra do vice- presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Roberto de Camargo Ticoulat, no IX Encontro da Cafeicultura do Cerrado da Bahia, que será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel Saint Louis, no município de Luís <?xml:namespace prefix = u1 />Eduardo Magalhães (BA). O Encontro, uma promoção da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé), Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) e Fundação Bahia, deve reunir público médio de 250 pessoas no período.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
De acordo com Ticoulat, o Oeste da Bahia é uma fronteira agrícola recente do Brasil, explorada por produtores que têm grande potencial empreendedor. “O país precisa entender que o Oeste baiano se desenvolveu e foi conquistado com muito trabalho. O café produzido nesta região é um exemplo de sucesso. Ele se destaca pela excelente qualidade e produtividade. Entretanto, enfrenta sérios gargalos que prejudicam a produção e a exportação”, explica o especialista, citando os problemas logísticos e comerciais. “Por outro lado, também é urgente que o produtor invista mais na divulgação de seus produtos para melhorar a sua renda”, conclui Ticoulat.
Com uma carreira ligada à cafeicultura há quase 30 anos, Roberto de Camargo Ticoulat veio de uma família de produtores. Ele produz café no Sul de Minas Gerais e está à frente de uma empresa de exportação de café solúvel. Em fevereiro de 2008, assumiu a vice-presidência da Sociedade Rural Brasileira, e também ocupa os cargos de diretor da Associação Comercial de São Paulo e de conselheiro da São Paulo Chamber of Commerce.
Veja a programação do evento:
02 de dezembro de 2009
19h30 - Solenidade de abertura
20h30 - Premiação do 8º Concurso de Qualidade de Cafés da Bahia.
21h00 - Coquetel de confraternização
03 de dezembro de 2009
8h - A Pesquisa da cafeicultura do Cerrado da Bahia – Gabriel Bartholo.
9h30 - Coffee Break
10h - Os desafios para exportação do café do Oeste da Bahia – Roberto de Camargo Ticoulat (Sociedade Rural Brasileira).
12h - Intervalo para almoço – Livre
14h - Tendências no mercado do café – Gil Barabach (Safras & Mercado).
15h30 - Coffee Break
16h - Perspectivas do Mercado Mundial para o Café Brasileiro – Manoel Aranha Correa do Lago (Valorização Empresa de Café S/A).
0 comentário
Preços do café recuam na bolsa de NY em movimento de ajustes no início da tarde desta 5ª feira (26)
Café: preços do arábica iniciam sessão desta 5ª feira (26) com altas moderadas
Comércio de café do Vietnã está calmo em meio a feriados, chuva prejudica colheita
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024