Governo do Espírito Santo prorroga suspensão de emissão que autoriza queima controlada
O período que suspende a emissão de autorização para queima controlada, que terminaria nesta quinta-feira (31), foi prorrogado por tempo indeterminado. A alteração está prevista na Portaria nº 045-R/2024, considerando o Decreto Estadual nº 1.876/2024, que declara situação de emergência em todo o território estadual afetado pela seca.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, informou que a medida é cautelar e segue o que está previsto no decreto de emergência e na Resolução emitida pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) no que se refere aos volumes insuficientes de chuva para reverter o déficit hídrico. “De qualquer forma, estamos acompanhando a situação frequentemente e, caso os índices tornem a situação segura para o uso controlado do fogo, a emissão de autorização será retomada”, avaliou Bergoli.
De acordo com o diretor-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Leonardo Cunha Monteiro, apesar das recentes chuvas, o impacto dos incêndios florestais recentes ainda são observados.
Para o gerente de Licenciamento e Controle Florestal do Idaf, Jésus Fernando Miranda Barbosa, as condições climáticas ainda estão desfavoráveis para o uso do fogo. “O Governo tem monitorado a seca e, por isso, manteve a proibição do uso do fogo para fins agrícolas, sendo prudente até que haja melhores condições que não coloquem em risco a vida, a propriedade, as florestas naturais e os parques e unidades de conservação”, destacou Barbosa.
A única exceção para uso de fogo neste momento é para o método despalhador e facilitador do corte de cana-de-açúcar e em áreas com infestações de pragas e doenças em culturas agrícolas (neste caso, deve-se apresentar o laudo agronômico). Mesmo nessas situações, a queima só pode ocorrer com a devida autorização prévia do Idaf.
Pelo Decreto Estadual nº 1.402-R/2004, a suspensão da emissão de autorização para queima controlada acontece, via de regra, no período de maio a outubro.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 2ª feira (04) com altas e segue monitorando chuvas no Brasil
Preços do café avançam com ajustes técnicos no inicio da tarde desta 2ª feira (04)
“Oscar do Café” reconhece os melhores grãos da Região do Cerrado Mineiro no dia 13 de novembro
Governo do Espírito Santo prorroga suspensão de emissão que autoriza queima controlada
Expectativas para o Prêmio Especialíssimo 2024 da Cooxupé
Mercado cafeeiro inicia a 2ª feira (04) com preços mistos nas bolsas internacionais