Cooxupé destaca recebimento e embarque positivos de café em 2021, apesar de ano marcado pelo caos logístico
A Cooperativa Cooxupé divulgou na segunda-feira (15) os resultados de recebimento de embarques de café de 2021. De acordo com as informações, apesar do ano ter sido marcado pelos entraves logísticos e condições climáticas adversas, os números são positivos para a maior cooperativa de café do mundo.
Os dados da Cooxupé mostram que somente dos produtores associados, foi registrado recebimento de 4,5 milhões de sacas de café verde tipo arábica. Já com relação ao recebimento total, incluindo também terceiros, o volume chega a 5,6 milhões de sacas. Já quando o assunto é embarque, a Cooxupé destaca que representam tanto para o mercado interno quanto para o externo, o envio de 6,037 milhões de sacas. Deste montante, 4,9 mi foram destinados para as exportações diretas, atendendo 50 países, segundo os dados divulgados.
O ano de 2020 foi marcado pelos desafios logísticos. O setor exportador de todo o país enfrentou problemas com falta de conteineres e espaços nos navios. Segundo especialistas em logística, ouvidos pelo Notícias Agrícolas, não há expectativa de melhora no curto prazo, mas o setor exportador cafeeiro do Brasil continua buscando por alternativas e os embarques em big bags vem se destacando no mercado.
Lá fora, o consumo de café continua forte, apesar da incerteza levantada com as novas variantes da Covid-19 nas primeiras semanas do ano. Principalmente nos Estados Unidos, maior parceiro comercial do Brasil no mercado de café, os números divulgados dos estoques mostram que a demanda continua aquecida.
"É muito importante, pois, destacar que a cooperativa supera desafios e alcança resultados ao contar com a fidelidade e cofiança dos cooperados", destacou ao portal Hub do Café. O presidente ressalta ainda que a participação do produtor foi importante para os resultados dentro da média, após uma revisão diante dos desafios climáticos e logísticos.
0 comentário
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
Café Produtor de Água: em visita à Cooabriel, presidente do CNC anuncia implantação do projeto no ES