Otimismo com oferta do BR pesa e café arábica cai cerca de 100 pts em NY
Os futuros do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) operam com queda de cerca de 100 pontos nesta tarde de segunda-feira (11). O mercado externo do grão busca acomodação após alta na sexta, mas segue acompanhando a oferta.
Por volta das 12h31 (horário de Brasília), o vencimento maio/19 caía 95 pontos, cotado a 97,55 cents/lb. Já o vencimento julho/19 recuava 90 pontos, cotado a 100,30 cents/lb e o setembro/19 tinha baixa de 90 pontos, valendo 103,10 cents/lb.
Após testarem mínimas de mais de 10 anos na semana passada, as cotações futuras do arábica fecharam a última sexta-feira buscando recuperação. Nesta segunda, no entanto, um movimento de ajustes passou a ser registrado.
Além do movimento corretivo, segundo agências internacionais de notícias, informações da oferta também seguem pressionando os preços. Divulgações recentes seguem apontando alta produção na safra 2019/20, mesmo em ano de bienalidade negativa.
"A Volcafe estimou nesta segunda-feira uma safra de café do Brasil 2019/20 de 55,4 milhões de sacas, acima da estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), de 54,5 milhões de sacas", destacou em nota pela manhã o site internacional Barchart.
O Rabobank, um dos principais bancos especializados de commodities, anunciou na semana passada que a safra 2019/20 de café do Brasil poderia atingir 57,6 milhões de sacas. O dado também fica acima do estimado pela Conab.
No Brasil, no último fechamento, o tipo 6 duro era negociado a R$ 406,00 a saca de 60 kg em Guaxupé (MG) e em Poços de Caldas (MG) estavam valendo R$ 391,00.
4 comentários
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
alex fernando rassele Santa Teresa - ES
As vezes me pergunto sera que tem margem para cair o preço do café ainda ?
Sim, Alex, sempre tem!!! Afinal eles não produzem nada, não vivem o dia a dia do campo, só lidam com papeis, números e algoritmos, reagem apenas ao resultado da formula matemática inserida em seus computadores, perderam ate mesmo a capacidade de pensar. Somos todos comandados por robôs!!
Detalhe: não lido com café, mas com soja e a historia não é diferente...
É Edmundo, estamos carregando o Brasil nas costas e trabalhando sem valorização...
Carlos Rodrigues
Brevemente será vendido por 80....
Carlos Rodrigues
Com sorte, ainda há mais café que no ano passado...
alex fernando rassele Santa Teresa - ES
...com esse desânimo dos produtores no futuro, faltará café e mercado pagará dobrado ... seria mais simples trabalhar em um preço médio....
Isso está acontecendo com o feijão ... anos em que ninguém come, outros anos de tão barato que não acha de vender.