Doença se espalha em plantações de café conilon em Rio Bananal
Após a seca castigar plantações de café conilon no Norte do Estado, lavouras em Rio Bananal foram atingidas por uma doença que mata as plantas e causa prejuízos aos produtores rurais. Os nematoides são vermes microscópicos que se alojam nas raízes e comprometem a absorção de água e nutrientes e estão infestando diversos plantios no município.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Bruno Pella, dezenas de lavouras já foram infectadas pelos nematoides. E, por ser um problema praticamente invisível, muitos agricultores só percebem a gravidade quando os pés de café morrem.
"É importante um diagnóstico precoce para salvar as plantas da doença. A dificuldade em identificar os nematoides acontece por serem micro-organismos que sobrevivem debaixo do solo e que atacam as raízes", explicou Pella.
Leia a notícia na íntegra no site Gazeta Online
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia