Café: Conab oferta mais 150 mil sacas da safra 2009/10 em leilão na próxima quinta-feira (23)
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realiza na próxima quinta-feira (23) o terceiro leilão de venda de café. Serão ofertadas mais 150 mil sacas de 60 kg de café arábica da safra 2009/10 (aviso nº 036/2017), por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC), na modalidade mista. Os grãos estão em armazéns da autarquia nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Podem participar do leilão on-line os interessados que estejam devidamente cadastrados perante a Bolsa por meio da qual pretendem realizar a operação e que estejam em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (SIRCOI).
Os preços para arremate devem variar conforme as condições dos cafés armazenados e serão divulgados em até dois dias úteis antes da realização do leilão. O produto que será comercializado pode ser vistoriado nos armazéns da Conab, mas não é permitida a retirada de amostra.
Os leilões de café foram autorizados pelo governo brasileiro em janeiro e atendem a uma estratégia de regular o mercado interno em virtude da elevação dos preços do produto. No total, serão ofertadas ao longo dos próximos meses cerca de 720 mil sacas de café, que vem sendo realizados de 15 em 15 dias. Em 2016, a Conab realizou ao todo 36 leilões de café arábica dos seus estoques públicos, totalizando 827,30 mil sacas de 60 kg.
Em janeiro foram ofertadas 5,6 mil toneladas de café (93,33 mil sacas) e 100% foi negociado, totalizando R$ 46,8 milhões. A segunda operação do ano ocorreu no dia 9 deste mês, com a oferta de 9 mil t (150 mil sacas), também adquiridas integralmente, a um valor de R$ 66,5 milhões.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia