Mercado de café no Vietnã tem lentidão com produtores limitando vendas
HANOI (Reuters) - O mercado doméstico de café no Vietnã estava lento à medida que cafeicultores seguravam grãos, temendo quebra na produção, enquanto grandes estoques com exportadores também limitavam compras, disseram operadores nesta terça-feira.
Os preços do café em Daklak, a maior província produtora do Vietnã, subiram para entre 45 mil a 46 mil dong (entre 1,98 e 2,07 dólar) por kg, ante 44.500 a 45 mil dong na quinta-feira passada, à medida que produtores pressionaram os preços antes de um esperado déficit para a safra 2016/17.
"Esses exportadores que não têm grãos o suficiente teriam de aceitar esse preço, mas na verdade, a maioria deles já tem uma quantidade suficiente guardada", disse um operador vietnamita.
Os descontos sobre o café robusta preto 5 por cento e quebrado tipo 2 no Vietnã estavam estáveis na terça-feira entre 65 e 70 dólares por tonelada abaixo do contrato para maio na ICE, que caíram 5,2 por cento de uma máxima recorde alcançada em 1º de fevereiro.
O Vietnã, maior produtor de robusta do mundo, exportou 140.300 toneladas (2,3 milhões de sacas de 60 kg) de café em janeiro, 20,5 por cento abaixo do ano anterior, enquanto operadores esperam que os embarques de fevereiro alcancem entre 110 mil e 140 mil toneladas.
O país do Sudeste Asiático deverá produzir 24,5 milhões de sacas de café durante a safra 2016/17, que começou em outubro do ano passado e vai até setembro deste ano, mostrou uma pesquisa recente da Reuters.
(Por Mai Nguyen)
0 comentário
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras