Café: Procafé alerta para alta incidência de ferrugem no Sul de Minas Gerais
As lavouras de café do Sul de Minas Gerais têm apresentado alto índice de ferrugem, principal doença do cafeeiro em todo o mundo e que causa queda das folhas, seca os ramos produtivos, afeta o desenvolvimento dos botões florais e, consequentemente, reduz o potencial produtivo da safra. O alerta foi feito pela Fundação Procafé em seu Boletim de Avisos Fitossanitários de dezembro de 2016.
"O índice médio de folhas infectadas com ferrugem está em 15% nas regiões, demonstrando uma incidência maior que a média histórica para o período. Considerando as condições favoráveis para a evolução da ferrugem e o mecanismo de ação dos fungicidas é recomendável uma pulverização com fungicida sistêmico curativo específico para esta doença", diz a Fundação no boletim.
No período, as lavouras de café no Sul de Minas Gerais tiveram precipitação abaixo da média histórica e temperatura próxima da média. Ainda assim, as condições não foram suficientes para impedir o avanço da ferrugem. Temperaturas na faixa de 20 °C a 24 °C, alta umidade, ambientes sombreados e tratos culturais inadequados são condições ideias para o desenvolvimento da doença.
"Com estas menores precipitações, o armazenamento médio na região diminui. Varginha, Carmo de Minas e Muzambinho estão com armazenamento, a exceção de Boa Esperança que ainda se encontra com déficit hídrico acumulado na ordem de 123,5 mm; suplementar uma lâmina de irrigação na ordem de 50 mm. Para os cafeicultores irrigantes, acompanhar as precipitações de janeiro, caso necessário fazer reposição da necessidade da planta para garantir um bom enchimento dos grãos e crescimento dos ramos", reportou a Fundação Procafé.
Dicas de monitoramento da Fundação Procafé para ferrugem do café
0 comentário
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras